Meio Bit » Baú » Fotografia » Livro Retratos de Família de Tyto Neves

Livro Retratos de Família de Tyto Neves

05/07/2012 às 11:33

Digam o que quiserem, mas eu sou um romântico. Adoro ver a fotografia redescobrindo antigos mercados quando pensávamos que eles já estavam mortos. Quando a fotografia surgiu, tomando um pouco do lugar da pintura, uma das práticas mais comuns nos recém surgidos estúdios (ou ateliês) fotográficos foi o retrato de família. Os mais ricos utilizavam a foto familiar para demonstrar poder, já que o retrato naquela época não era barato, e os menos abastados economizavam por muito tempo para conseguir isso. Com a popularização da fotografia com os inventos de George Eastman o retrato de família foi perdendo sua força e, com a crise financeira das décadas de 70 e 80, era raro no Brasil alguém levar a família toda a um estúdio fotográfico para um retrato.

Mas, isso está mudando. Como na maioria das coisas nada se cria, mas tudo se transforma, a fotografia de família está novamente em destaque e engloba não somente aquela foto oficial, mas também os ensaios de gestante e de crianças, um filão que está crescendo muito e fez a popularidade de quem primeiro investiu nele. Por isso que se torna positivo, e até conveniente, que a iPhoto Editora invista no lançamento do livro Retratos de Família: Fotografia de Crianças, Bebês e Gestantes do fotógrafo Tyto Neves. Segundo o press release oficial da editora "Tyto Neves, um dos maiores especialistas em retratos de família do Brasil, apresenta neste livro as técnicas e segredos que usa para compor retratos de crianças, bebês, adolescentes e famílias. Tudo ilustrado com esquemas de luz, ficha técnica de captura e indicação de equipamentos usados para produzir cada foto."

Olhando o índice do livro já temos uma amostra do que está nas páginas. Vários capítulos técnicos (o que não pode faltar nesse tipo de manual), mas também muita informação voltada ao lado mais subjetivo da fotografia, como o olhar, a sensibilidade, criatividade e composição. Um ponto bacana é o último capítulo que trata de questões voltadas ao atual mercado de fotografia. Além do livro, ricamente ilustrado, você ainda leva para casa um DVD com duas horas mostrando a produção completa de 4 ensaios: uma gestante, duas famílias e uma adolescente. No site da iPhoto Editora é possível baixar dois capítulos do livro para degustação e sentir o rumo que a publicação segue.

O livro Retratos de Família de Tyto Neves já está à venda e o valor do investimento fica em R$ 129,00.

relacionados


Comentários