Meio Bit » Arquivo » Software » Experiência com a instalação do Windows Vista

Experiência com a instalação do Windows Vista

17 anos atrás

Semana passada recebi minha cópia do Windows Vista Business, brinde da Microsoft por participar da promoção "Power Together". Resolvi instalá-lo neste final de semana, em meu modesto PC, montado em 2004.

A máquina em questão é um AMD Athlon 2000+, com 1Gb de RAM, 2 HDs de 80 Gb e uma placa de vídeo com chipset Nvidia GeForce4 MX440, com apenas 64 Mb. Antes de instalar, rodei o utilitário que mede quão pronta a máquina está para o Vista, e a minha máquina recebeu um glorioso 1.0 (acho que é a pior nota possível).

Pois bem, sem baixar a cabeça comecei a instalação do dito cujo. Fiz o boot pelo DVD, e o único problema na instalação foi que ele não avisou para retirar o DVD após o primeiro reboot. Quando feito isto, ele continuou de onde deveria. A instalação demorou menos de 30 minutos, e detectou os dispositivos corretamente, com exceção de uma placa controladora de HD SATA, cujos drivers eu tive que instalar manualmente.

Até agora tudo que precisei instalar funcionou bem. Não estou usando a interface Aero, pois minha placa de vídeo não suporta, mas não me faz falta. Não uso minha máquina para jogos, portanto uma placa de vídeo mais avançada virá somente no futuro.

Algo que me impressionou foi que mesmo sendo uma máquina de mais de 2 anos desde que foi montada, roda o novo sistema numa boa, na realidade na mesma velocidade que o Windows XP que rodava antes.

Tenho minhas opiniões pessoais quanto a algumas novidades na interface, mas são apenas opiniões sobre badulaques que podem agradar uns e irritar outros. Eu preferiria se houvesse opções para desabilitar boa parte dos enfeites gráficos, dos quais não faço questão.

Em suma, eu tinha a impressão que o Vista foi terminado às pressas, e que haveria muitos problemas ainda a ser resolvidos antes de ser estável. Ainda acho que tem várias coisas que a Microsoft vai corrigir em um Service Pack, porém que até agora não me afetaram. De qualquer maneira o desktop é a máquina que raramente uso, e por isso limita minha exposição ao novo sistema.

relacionados


Comentários