Meio Bit » Arquivo » Internet » Existe segurança em usar um hotspot no Brasil?

Existe segurança em usar um hotspot no Brasil?

17 anos atrás

 A tecnologia sem fio ganha novos adeptos a cada dia que passa e a internet wi-fi vai devagar aumentando o número de pontos de acesso (hotspots) pelas cidades. Atualmente existem cerca de 20 mil hotspots espalhados pelo mundo, com previsão para aumentar em 6 vezes este número até 2015.

É claro que os fornecedores desses hotspots - sejam eles cafés, shopping, prefeitura - apostam que isso será mais um ponto a favor do conforto do cliente. Infelizmente, acredito que aqui no Brasil isso não funcione tão bem sem prejudicar a segurança dos clientes. Temo que dentro de algum tempo os hotspots se tornem um lugar ideal para se roubos notebooks, e isso me preocupa. No aeroporto aqui de Curitiba chegaram a assaltar duas vezes um médico em 5 minutos, sendo que ele sequer andava com um notebook - o que mais procuram em saídas de aeroportos. Espero que o que vem acontecendo nas saídas de aeroportos não se torne comum em saídas de shoppings, saídas de cafés, ou de qualquer lugar onde tenha muita gente usando laptops. A insegurança é mais um motivo para dificultar a instalação de pontos de acesso em praças. Ou você se sentiria confortável em abrir seu notebook em uma grande praça de uma capital brasileira, por exemplo? Acho que ninguém. Diferente do que acontece nas praças da Europa.

 

Também deve se considerar que toda evolução tecnológica tem pontos negativos, no caso do Brasil e dos hotspots acredito que o problema da segurança nestes locais deve preocupar as autoridades num futuro não tão distante. Espero nunca precisar aconselhar alguém a não usar um hotspot por motivo de insegurança, mas sempre vale a pena ficar atento com pessoas te seguindo ou com alguma atitude suspeita (alias em todos os lugares).

relacionados


Comentários