Meio Bit » Arquivo » Games » Windows Vista X Games: Gameplay ruim e queda de performance

Windows Vista X Games: Gameplay ruim e queda de performance

17 anos atrás

Drivers. A resposta é simplesmente isso. O Tomshardware, na matéria Gameplay Stinks with RTM Vista and Current Drivers (Gameplay Fede Com o Vista RTM e Drivers Atuais), é exibida uma análise entre o Windows Vista e o Windows XP em jogos atuais.

F.E.A.R.: Queda de performance mais acentuada com gráficos em qualidade baixa. Drivers mal otimizados.

Quem usa Linux sabe bem o que é isso. Por mais de uma década, tivemos que viver com drivers meia-boca, criados nas coxas e com uma instalação tosca. Sem mencionar a performance sofrível em relação ao equivalente Windows. O motivo é mercadológico: menos de 0.5% dos desktops do mundo usam Linux e para a nVidia e ATI, investir mais do que o mínimo é quase perda de tempo.

Estamos a 10 dias do lançamento de um novo sistema operacional da empresa líder do setor e a versão Release To Manufacturing do Windows Vista com os atuais drivers tem uma performance tão ruim que faria qualquer gamer chorar. A queda varia dependendo da aplicação, da placa de vídeo e das opções de qualidade, mas pode chegar em 53% e em um caso específico, 100%, ou seja, o jogo não rodou.

Doom3 usa nativamente OpenGL, que deve ser fornecido pelo fabricante da placa de vídeo, ou ele é revertido para a versão 1.1 "nativa". Esse gráfico mostra claramente que a AMD-ATI simplesmente não lançou nada ainda. Segundo o TomsHardware, eles irão lançar uma atualização dia 31 de Janeiro.

Quem joga em PCs sabe que está na Fórmula 1 dos games: última geração de vídeo, som, inteligência artificial, animação, idéias e inovações são criadas para computadores pessoais. Essa elite de gamers acaba pagando por isso. As melhores idéias são filtradas e migram para os consoles.

Oblivion, nas cenas externas, mostra algumas melhorias, aqui e alí. Nas cenas em ambiente fechado, quedas épicas de performance.

Mas o grande vilão dos jogos de PC tem sido os drivers e o sistema operacional. O Windows foi feito para fazer tudo e agora, com o Vista, um gamer terá que pagar pelo bloatware do SO também.

A leitura do artigo completo mostra alguns pontos interessantes, como a enorme diferença de performance quando o anti-alias e a filtragem anisotrópica são ligadas: a performance fica semelhante ao Windows XP. Isso beneficia quem possui equipamentos de última geração, mas prejudica a enorme massa de gamers que compram placas de vídeo até 200 dólares.

A conclusão é: PC Gamer, fique com o Windows XP. Não faá upgrades por causa do novo SO. Deixe a nVidia, AMD e Microsoft trabalharem mais o software. Lembram como jogar do Windows 95 era podre? Eles criaram o DirectX e deixaram o DOS no chinelo.

relacionados


Comentários