Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DICÃO (au!) Twonky: Transforma sua TV esforçada em uma realmente inteligente (com XVideos)

DICÃO (au!) Twonky: Transforma sua TV esforçada em uma realmente inteligente (com XVideos)

12 anos atrás

twonky1

Uma App que toca na sua TV os vídeos que você acessa do navegador de seu iPad ou iPhone

Quando escolhi minha nova TV fugi do hype das SmartTVs. Não quero MAIS um equipamento pra aprender interface, ficar atualizando e bater cabeça, quando quero apenas ver TV. Como não queria nenhum dos “premiuns” como SmarTV, 3D e outras palhaçadas, optei pela linha 550 da Samsung, que não é Smart mas é especial, e muito amada, não devendo em nada às TVs ditas “normais”.

No dia-a-dia a TV é excelente, toca filme até em PDF, e integrada com o software da Samsung no PC, exibo o que quiser nela, mas senti falta de UM recurso (na verdade dois, o outro era o NetFlix, mas eu já sabia que não tinha): YouTube.

 

Hoje temos uma enorme quantidade de vídeos longos no YouTube que são mais confortavelmente assistidos do sofá ou da cama.

DLNA? MEUS PROBLEMAS ACABARAM!

Depois de muita pesquisa descobri que a única diferença entre DLNA (Digital Living Network Alliance) e câncer é que câncer evolui. DLNA é um lixo de especificação criado por um comitê de empresas que se odeiam, e pretende fingir que há um mínimo de interoperabilidade entre seus equipamentos.

EM TEORIA um server DLNA poderia ser controlado para enviar mídia para um PLAYER, na prática é sorte, e o Twonky Beam é a aplicação mais sortuda do mercado. A Interface é um horror, a suíte é uma zona, com servers no PC, versões para Windows, Mac, Linux, iOS, Android, documentação toda zoneada mas funciona e muito bem. É praticamente um projeto Open Source.

QUE DIABOS ISSO FAZ AFINAL?

Um monte de coisas. Entre elas, isto:

IMG_2562

Reparou o botão em cima do player do vídeo educativo? Não é exclusivo do site, que na verdade não tem nada a ver com isso. É acrescentado pelo browser do Twonky Beam. Selecionando a opção ele perguntará (na 1a vez) aonde você quer que o vídeo seja tocado. Escolhendo sua TV, ele aparece lá, automagicamente, sem instalar nada, configurar nada.

Isso é milhões de vezes melhor e mais versátil do que qualquer App de YouTube na TV.

o Twonky Beam também tem uma página de “conteúdo recomendado”, listando vários sites populares, permite que você crie bookmarks com seus sites preferidos e… e….

twonky2

Isso mesmo. Instalando o servidor do Twonky você integra, assiste e exibe na TV seus vídeos no Facebook, YouTube, outras redes E do seu PC, o que é excelente se você tiver –hipoteticamente- 185GB de material educativo esperando por uma tela maior – para não falar nas séries.

Esse uso parece acessório, mas o AllShare da Samsung tem a mania ruim de não conhecer o conceito de atualização incremental, então se você adiciona UM filme, precisa reler todos os diretórios, senão ele não aparece.

Não me entendam mal, o AllShare é uma bosta mas ainda é o melhor gerenciador de mídia DLNA que achei, mas se você baixa muita coisa e não quer ficar atualizando o AllShare, é uma boa pedida ter o Twonky mapeando seu diretório de Downloads.

Agora uma excelente informação: O Twonky não funciona só com Samsungs, mas Sonys, LGs e qualquer televisão Smart ou semi-inteligente, desde que tenha DLNA e esteja na mesma rede local. Também fala com Apple TVs e outros dispositivos. Em teoria (não testei) é possível comandar de um iPhone a exibição em um iPad de um filme que está no PC. (troque por Linux, Mac e Android e entenda a complexidade da zona sugerida)

shut-up-and-take-my-money

O melhor de tudo, deixei pro final: É tudo digrátis!

Você acha os links das diversas versões do Twonky no site oficial.

Na AppStore (e no Android Market Google Play) há três Twonkies disponiveis: Twonky Beam, Twonky Mobile e Twonky Video. As brincadeiras que fiz foram com o Twonky Beam. o Twonky Mobile é mais adequado para acessar a biblioteca remota, e o Twonky Video é específico para vídeos online, com bastante editorialização.

Para quem não quer ficar “prisioneiro da Apple” ou tem um ambiente bem heterogêneo, o Twonky é uma excelente opção, se você conseguir se acostumar com a interface pouco ortodoxa dele.

relacionados


Comentários