Meio Bit » Arquivo » Internet » Criação: Guia da Desobediência Virtual

Criação: Guia da Desobediência Virtual

17 anos atrás

Com os recentes acontecimentos na internet Brasileira (sites de legendas, cicablock e agora alguma coisa relacionada ao Barichello!), começamos a notar que as asinhas dos "poderosos" do Brasil estão começando a se esticar demais nesta área.

Antes que tudo se transforme num inferno como nos EUA, é preciso organizar uma forma de resistência. Ainda não temos no Brasil uma EFF, como eu sempre repito quando vejo estes desmandos ocorrerem.

E eu vejo que a preocupação é maior do que minha simples paranóia, como pode ser notado aqui e em outros sites dos blogs brasileiros. O que aconteceu despertou o normalmente apático brasileiro, pelo menos por alguns momentos. Foram sites de legendas, depois o YouTube, sabe-se lá onde isso pode acabar.

Mas a reação foi rápida. Em algum tempo já existiam na rede vários guias e dicas de como se driblar o "problema". Cada um de alguma forma foi divulgando e a tecnologia prevaleceu. A internet não foi feita para ser bloqueada, e a China é a maior prova disso.

Pensando nisso, tive a idéia de montar um guia, que chamei de Guia de Desobediência Virtual, inspirado na Desobediência Civil. Basicamente, a idéia é montar um guia e compilá-lo em PDF de tempos em tempos, para distribuição gratuita, com tudo que for possível sobre anonimato, privacidade, segurança. Independente de sistema operacional, browser, etc... Compilar o máximo de material possível para que todos possam ter acesso a formas de se manter seguro, anônimo e proteger seus dados e identidade.

O post inicial do assunto está aqui, com dois dos guias que eu já escrevi sobre o assunto, espero que mais pessoas se interessem e que comentem, enviem material e quem sabe possamos ter um guia para distribuir aqui daqui alguns dias. Divulgação sempre ajuda, então, avisem aos conhecidos e bloguem.

PS necessário: Enviem material, mas lembrem-se de ceder os direitos. O guia vai ser distribuído usando a Creative Commons.

relacionados


Comentários