Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Apple dará um pé no Maps. Ruim para o Google, pior para o Brasil

Apple dará um pé no Maps. Ruim para o Google, pior para o Brasil

12 anos atrás

mapamundoandroidedition

Tirando a Apple a maioria das empresas costuma ter um excelente relacionamento com a Imprensa no Brasil. Com isso percebemos uma certa angústia, quando a Matriz anuncia algo legal e não há planos para chegar aqui tão cedo, ou sequer planos, mas a filial não pode falar sobre. Um bom exemplo é o Kinect reconhecendo comandos de voz em Português, ou mesmo o Windows 7. Lembram? Ele faz ditado em inglês e outros idiomas. Em brazuca? Até a Cláudia já cansou de esperar, levantou e foi embora. Siri, a mesma coisa.

Na maioria dos casos o produto chega ao Brasil, vide o Windows Phone. Só demoooooora. E quando chega, é capado (Vide a demora de vários anos entre iPods e uma iTunes semi-funcional).

Por isso o azedamento da relação Apple/Google é preocupante. Por mais que o lema da empresa tenha virado “do no evil my ass” faz tempo, o Google É pervasivo e tem uma base de dados local bem atraente. Se os planos de abandonar o sistema de Mapas do Google no iOS6 forem verdadeiros, muito usuário brasileiro ficará sem pai nem mãe.

 

Em 2010 e 2011 a Apple comprou várias empresas da área de mapas, incluindo a C3 Technologies, que faz um mapa 3C, digo, 3D muito do porreta:

A questão é: Depois desse tempo todo, com prestígio e grana que a Microsoft Brasil garante pra Matriz, ainda não temos Bird´s Eye Vision no Bing Maps de cidades brasileiras. Nada sequer semelhante ao Street View também.

A Apple, que o diga o iPhone da Elis Monteiro, se lixa para o Brasil. Somos os últimos a receber qualquer lançamento e não estão nem aí pra nossa legislação. Em vários países pararam com a pataquada de anunciar “iPad 4G”, enquanto aqui ainda vendem o modelo como se isso existisse por essas bandas.

Então pergunto: Quais as chances do novo sistema de mapas da Apple ter informações detalhadas do Interior de SP, como o Google (ou mesmo o Bing)?

Quais as chances desses mapas 3D lindos impressionarem no keynote do Tim Cook mas na prática só funcionarem para cidades de países acima da linha de pobreza?

Felizmente ainda é possível acessar o Google Maps pela App ou diretamente pelo site, mas isso pode afetar todas as aplicações que utilizam a API do Google Maps, se a Apple decidir que oferece um serviço semelhante por isso ninguém mais pode usar o Google.

É uma visão pessimista? Com certeza, mas é algo que já aconteceu antes, mais de uma vez. Depois de tantas Lives da vida, ser brasileiro no mundo da tecnologia torna a gente um tanto pé atrás.

relacionados


Comentários