Início » Arquivos » Telecomunicações » Anatel vai apurar rompimento de fibra e garante: usuários serão ressarcidos

Anatel vai apurar rompimento de fibra e garante: usuários serão ressarcidos

Avatar Por

A tarde de ontem foi conturbada para quem vive no sul do Brasil e gosta de acessar a internet ou fazer ligações no celular: um triplo rompimento de fibra óptica afetou usuários das operadoras TIM, GVT e Vivo nos três estados da região. Pouco depois das 20h do mesmo dia a Anatel emitiu uma nota com mais detalhes do rompimento e o que pretende fazer sobre ele.

Segundo informações da agência, a queda dos serviços começou às 13h e só começaram a voltar ao normal por volta das 16:30. As redes das seguintes operadoras foram afetadas: Vivo/Telefônica, NET, GVT/Geodex, Tim, Intelig, Oi, Eletronet, Global Crossing/Level 3, Claro e Embratel. O problema aconteceu na altura do quilômetro 66 da BR-116, entre as cidades de Quatro Barras e Campina Grande do Sul no Paraná.

Quilômetro 66 da BR 116: tem uma fibra rompida por aí.

Normalmente um rompimento de fibra óptica é um dos fatores que não são controlados pelas operadoras e por isso é amplamente usado como desculpa por todas elas quando a internet não está funcionando. Ainda assim, a Anatel afirma que “os usuários prejudicados serão ressarcidos pelo tempo em que foram privados dos serviços nos termos da regulamentação” e também diz que abrirá um procedimento administrativo para apurar as responsabilidades, além de aplicar sanções cabíveis.

Para aqueles usuários que ainda tiverem alguma dúvida, a agência recomenda que você bata um papo com os representantes dela por meio dos vários canais de atendimento disponíveis.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mikster
imprevisto acontece,e so ter paciencia logo volta ao normal (Mikster) abc paulista
Alessandra Alexandre Cardoso
guando sera q vai normalisar
Pedro Lucas
ata a minha net de pc ta horrivel já é dia 12/10/13 aqui
@ajscaldas
A kinghost não é responsabilizada por falhas em conectividade de terceiros.
@ane_penapolis
na minha cidade (Penapolis, interior de SP) fiquei sem sinal da Oi desde o dia 21. Acionei a ANATEL no 1331 e a operadora Oi isentou o pagamento da fatura de Maio para mim. Menos mal, pra quem ficou quase uma semana sem acesso
Dione
http://www.facebook.com/photo.php?v=295373110539605
Diego Ferreira
Percebi isso aqui na empresa em Campo Grande/MS. No MRTG eu percebi uns picos muito loucos de Down/UP. hehehe
Nicholas
Se você fosse mais esperto saberia que checkin pelo m.foursquare.com não vale para Mayor, precisa ter geolocalização.
Carlos Acs
Curioso. Sou de BH, e a GVT de 5Mb daqui de casa funcionou a uma média de 12Mb, e atingiu picos de 22.5Mb. Será que a banda que os outros estados deixaram de usar veio pra cá hehehe?
Ramon Melo
Se a companhia está operando a partir da rede de alguma das empresas afetadas, então o site pode sim ter saído do ar nesse ínterim. De qualquer forma, o que vale é o que está no contrato. Um mês comercial tem 720 horas, portanto 4 horas de rede interrompida não é o suficiente para os clientes exigirem ressarcimento.
Jonathas
Faça uma reclamação na operadora e se não houver o ressarcimento, entre em contato com a Anatel.
Jonathas
Agradeça à Anatel.
Ricardo
Prestadores de serviços de hospedagem/streaming não são obrigados a ressarcir absolutamente nada neste caso. Pois o Uptime entre 98% e 99% é com relação aos sistemas e servidores, isentando-se completamente da sua conectividade com o servidor. Provavelmente os servidores estavam acessíveis a nível global e em outros estados do Brasil. Teriam de ressarcir se e somente se, no contrato de prestação de serviços, estivessem prestando Serviço de Comunicação Multimídia, ou seja, conectar sua casa até o servidor e esta conexão, mesmo que por virtude da fibra de terceiros, falhasse.
Ramon Melo
O ping deve ser ÓTEMO...
Ramon Melo
Esses sites costumam ter uma cláusula percentual de tempo online garantido (geralmente 98% ou 99%). Se for o caso da KingHost, eles não só não são obrigados por lei a te ressarcir, como você ainda perde o direito de reclamar do serviço, pois já estava previsto no contrato que você assinou.
Exibir mais comentários