Início » Arquivos » Internet » Estava demorando para usarem links da Dropbox para o mal

Estava demorando para usarem links da Dropbox para o mal

Malware circula livremente pelo serviço de armazenamento.

Avatar Por

No início da semana a equipe da Dropbox comunicou que o recurso de gerar links para download de arquivos em qualquer pasta — não só a pública, destinada a esse tipo de compartilhamento — seria liberado para todos os usuários. Alguns já tinham, em especial aqueles que assinam o pacote da Dropbox para empresas. Porém, agora todo mundo tem. Hoje nós recebemos no email de contato do Tecnoblog uma amostra do mau uso do recurso.

Quem nunca recebeu uma mensagem de cobrança de uma empresa da qual nunca ouviu falar, certo? Isso se chama phishing. Tentam te enganar para obter seus dados ou por meio de páginas falsas de instituições financeireas ou instalando algum malware na sua máquina. Para isso, usam links por vezes escusos em domínios desconhecidos.

Ou não. Agora, podem usar a Dropbox, um serviço reconhecido em especial no meio geek, para disseminar esses arquivos problemáticos.

Dropbox usado para o mal

Recebemos a mensagem com uma suposta cobrança de título que leva para um arquivo .zip hospedado pela Dropbox. Ao baixar e abrir o .zip, descobri que se trata de um .exe que não tive coragem de executar nem extrair do arquivo comprimido para ver do que se trata.

Essa hipótese foi levantada por alguns observadores de internet: Dropbox com links abertos permitiria criar um fenômeno similar ao do Megaupload, com arquivos pirateados circulando livremente. Os termos de serviço da Dropbox claramente dizem “xô!” para os pirateiros. Ainda assim, quem duvida que isso possa de fato acontecer?

Da mesma maneira, os usuários mal intencionados agora têm mais um repositório onde hospedar arquivos escusos que servem para contaminar máquinas e roubar dados.

Nós entramos em contato com a Dropbox para saber como eles procederão com relação a esse tipo de uso do serviço. Publicamos uma resposta quando — e se — ela chegar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

[email protected]
eu preciso de ajuda... preciso saber de onde vem (quem é o responsavel) o link do dropbox, pois estão espalhando um video meu, eu preciso saber quem foi essa pessoa que fez isso, no videos mostra eu na UEA com dois amigo, ele já foi enviado pra muitas pessoas. Estou desesperada, me ajudem tem como descobrir quem fez isso?
arthur Novello
Nooo, esse assunto não, mais controvérsia que isso não existe! Stos Dumont criou o primeiro avião como conhecemos hoje, os irmãos Wright criaram uma maquina que era catapultada no ar, por isso que Dumont ficou com a invenção.
@LBKatan
Quem não lembra do "PHP é vírus"? lol
@hugoleomarques
Hahahahahaha, eu já recebi também. Esses hackers fanfarrões.
Diego Rocha
É verdade, não pode citar nome de empresa, nem de microblog!
Aprender Tocar
É fogo, quanto mais mal uso, mais trabalho para a empresa que desenvolve o sistema coibir o mau uso, e menos facilidade para os usuários.
Ronaldo Gogoni
Não, não. Seria assim: "Piratas da internet usam serviço de hospedagem de arquivos na nuvem para o mal".
Rafael
Cara desculpa, eu não sou nada aqui e tal e até pouco tempo eu concordava com você, mas quando li o livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" dizia la baseado em documentos e tudo mais que os dois irmãos americanos (os quais esqueci o nome agora) registrou uma patente do avião se não me engano 3 anos antes de Stos Dumont e que atribuir esse feito a Stos Dumont não passa de uma prática nacionalista. Quanto ao virús eu acho melhor a gente se acostumar com esse tipo de coisa porque com tantas nuvens isso vai acontecer muito. Desculpa os erros de português abraço e por favor não me interprete mal é só minha humilde opnião.
Yangm
Aquelas que dão total poder do arquivo que você hospeda ao Google.
Raph4
Bom, mal uso existe desde que a ferramenta existe. Qualquer ferramenta. Gmail taí pra provar isso. É a casa de muitos spammers safados e também um mega portal de peer-to-mail, quem precisa¹ de Drive? ¹ eu sei :)
Luciano Vieira
Quem se presta a isso, geralmente aprendeu só isso. Mas sua burrice continua evidente em todo o resto.
@mos_axz
Amigo, praticamente qualquer blogueiro tem um site com espaço ilimitado. Será que uma EMPRESA não tem capacidade de colocar os arquivos em um servidor próprio?
@joaoluizmf
Se não me engano, o Sparrow do Mac OSX faz algo semelhante. Você integra sua conta do Dropbox com o Sparrow, e ao invés de anexar, você arrasta o arquivo no corpo do email e ele gera um link do dropbox pra pessoa que receber baixar. Como eu disse, SE NÃO me engano.
Michael Felipe
Quando vi compartilhamento de arquivos através de links, logo lembrei do Mega Upload.
Marcus
FinanÇeiro... tsc, tsc, tsc!
Exibir mais comentários