Início / Arquivos / Internet /

Código-fonte de Prince of Persia aparece no Github

Por

Sucesso nos PCs de duas décadas atrás, o código-fonte do jogo Prince of Persia original agora está em um lugar de respeito: o Github. E, ainda mais, é possível baixar e compilar o jogo, se você quiser.

no meu tempo essa tela era monocromática

A história por si só já é fanstática: Jordan Mechner, o designer responsável pelo jogo lançado no começo da década de 1990, havia perdido o código-fonte original. E esse código permaneceria esquecido por um pouco mais de duas décadas, quando o pai de Jordan – compositor da trilha sonora do jogo – resolveu que já estava na hora de dar uma organizada na casa.

Dentro de caixas esquecidas em algum canto, o pai de Jordan encontrou vários discos Apple ProDOS de 3,5”. E adivinhem o que estava dentro de alguns desses discos? Isso mesmo, o código-fonte perdido do jogo!

Mas como recuperar esse código em uma mídia já esquecida pelo tempo? Jordan chamou a ajuda de algumas pessoas, conforme ele relata no GitHub (tradução livre):

Agradecimentos a Jason Scott e Tony Diaz, por extrair com sucesso o código-fonte de um disquete de 3,5” com 22 anos de idade, uma tarefa que levou um dia inteiro e uma noite, e que não seria possível sem a incrível experiência, perseverança e bem conversada coleção de hardware antigo da Apple que Jason possui.

E o código agora está disponível para download e cópia, para quem quiser brincar. Mas vale lembrar, os direitos autorais ainda pertencem à Ubisoft, empresa que publicou o jogo.

Com Informações: TechCrunch

Nota do Editor: Uma nova edição de Prince of Persia apareceu há dois anos especialmente para usuários de iPhone. Nosso colunista de games, Izzy Nobre, tratou do assunto. ^TV