A Procuradoria Geral da cidade de São Paulo entrou com um pedido na justiça para remover 2 mil antenas (1.998, para ser mais exato) de celular na cidade. De acordo com a Prefeitura, tratam-se de antenas sem licença de funcionamento ou que não foram instaladas de forma regular.

Várias antenas dessas devem sumir

A prefeitura alega que várias antenas estão instaladas próximas a hospitais, escolas e outros lugares de interesse público, deixando um grande número de pessoas sujeito a efeitos de radiação. Acredite ou não, uma assistente jurídica afirmou em entrevista ao Bom Dia Brasil que a preocupação do órgão “é ao mesmo tempo tentar conciliar a preservação da saúde pública, das pessoas que estão no entorno dessas antenas, assim como também não prejudicar o usuário que se utiliza desse sinal para usar seu telefone celular”.

Ainda não entendi o momento em que retirar antenas vai melhorar a qualidade do serviço de telefonia na cidade. Faltam provas sobre algum efeito maléfico desse tipo de radiação.

Três operadoras foram acionadas na Justiça: Vivo (com 539 antenas irregulares), Claro (749 antenas irregulares) e Oi (710 antenas irregulares). Curiosamente, a TIM sequer foi acusada nos processos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados