Chrome permite imprimir documento diretamente na loja FedEx mais próxima

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Eu sei, eu sei. Não temos loja da empresa FedEx no Brasil nos moldes da rede americana. Ainda assim, é interessante notar que o Google atualizou hoje o funcionamento da tecnologia Cloud Print com suporte a quase duas mil lojas da FedEx nos Estados Unidos. Quer dizer o seguinte: usuários do Chrome poderão mandar imprimir o documento atual, por meio do Cloud Print, e pegar o documento em qualquer loja da rede.

O Cloud Print, para quem não se lembra, é o protocolo inventado pelo Google para acabar com os fios na hora de imprimir documentos. Atitude particularmente interessante para uma empresa com usuários no dispositivo móvel (rodando Android) e em computadores ultraconectados (rodando Chrome OS). Cloud Print serve para acabar com os fios e facilitar a vida de toda essa gente (muito mais no Android que no Chome OS, temos de admitir).

Cloud Print no Android

Na captura de tela ao lado, fornecida pelo Google, vemos um dispositivo com Android oferecendo as várias interações com um documento. Entre elas, a impressão em uma loja da FedEx ou num equipamento da Canon. O Google explica que, ao escolher FedEx, será gerado um protocolo que o cliente deve levar à loja e informar ao atendente para que, somente aí, o documento seja impresso.

O Google anuncia ainda que chegou num acordo com a Canon para que a companhia multinacional comece a produzir impressoras e multifuncionais com tecnologia que suporte o Cloud Print.

Já que estão dando um tapa no funcionamento do Cloud Print, também aproveitaram para facilitar o compartilhamento de documentos. Quem tiver o Chrome instalado no PC principal e a combinação de Ice Cream Sandwich e navegador Chrome para Android (ainda em estágio beta) terá a opção de mandar o documento aberto atualmente como PDF para o dispositivo móvel. Vai abrir em uma tela do Chrome Beta.

Torço para que o escritório do Google Brasil esteja trabalhando para adicionar lojas locais às opções do Cloud Print. Nem todo mundo tem impressora em casa (eu mesmo não tenho). Dar a opção de enviar para alguma loja próxima facilita muito a vida. Muito.

Com informações do Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados