Tecnologia da Microsoft promete acelerar drasticamente inicialização de apps nos smartphones

Falcon coleta local do usuário e horário para pré-carregar aplicativos na RAM.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Por mais potente que seja o hardware, seu smartphone ainda demorará vários segundos para abrir jogos com gráficos espetaculares ou aplicativos mais pesados. Visando diminuir o tempo de carregamento dos softwares, a divisão de pesquisa da Microsoft criou o Falcon, algoritmo que coleta dados sobre os hábitos do usuário e possibilita a inicialização praticamente instantânea de um programa.

Complicado? Nem tanto: a ideia é bem simples. Quando ativado, o Falcon descobrirá quais aplicativos o usuário mais executa dependendo do horário em que o smartphone está sendo manuseado. As informações coletadas serão usadas para pré-carregar os softwares na memória. Assim, se você sempre acorda por volta das 7h da manhã e assim que levanta da cama abre seu leitor de feeds preferido, o Falcon começará a pré-carregar o aplicativo na memória do sistema momentos antes. Funciona como mágica.

Joga muito Banco Imobiliário no Windows Phone quando está conectado à rede Wi-Fi de casa? O sistema pode carregar o jogo automaticamente assim que você chegar do trabalho.

Utilizando o GPS do smartphone, o Falcon também levará em consideração o local em que você está. Escovou os dentes, saiu de casa, embarcou no metrô lotado e está quase chegando ao trabalho? O sistema carregará sozinho um aplicativo de agenda ou Foursquare em background — afinal, fazer check-in no escritório é sempre importante. O recurso ainda é um protótipo, mas já funciona bem.

O Falcon faz parte de um projeto maior da Microsoft chamado de ConDOS, que pretende melhorar a experiência do usuário de dispositivo móvel de acordo com o contexto. As primeiras demonstrações públicas da ideia devem acontecer durante a conferência MobiSys, que acontece no Reino Unido no final de junho.

No vídeo oficial, a Microsoft demonstrou o Falcon em um Windows Phone modificado, mas ainda não há previsão de quando o poupador de tempo estará disponível para o usuário final.

Com informações: wpcentral.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados