Início » Arquivos » Celular » Tecnologia da Microsoft promete acelerar drasticamente inicialização de apps nos smartphones

Tecnologia da Microsoft promete acelerar drasticamente inicialização de apps nos smartphones

Falcon coleta local do usuário e horário para pré-carregar aplicativos na RAM.

Paulo Higa Por

Por mais potente que seja o hardware, seu smartphone ainda demorará vários segundos para abrir jogos com gráficos espetaculares ou aplicativos mais pesados. Visando diminuir o tempo de carregamento dos softwares, a divisão de pesquisa da Microsoft criou o Falcon, algoritmo que coleta dados sobre os hábitos do usuário e possibilita a inicialização praticamente instantânea de um programa.

Complicado? Nem tanto: a ideia é bem simples. Quando ativado, o Falcon descobrirá quais aplicativos o usuário mais executa dependendo do horário em que o smartphone está sendo manuseado. As informações coletadas serão usadas para pré-carregar os softwares na memória. Assim, se você sempre acorda por volta das 7h da manhã e assim que levanta da cama abre seu leitor de feeds preferido, o Falcon começará a pré-carregar o aplicativo na memória do sistema momentos antes. Funciona como mágica.

Joga muito Banco Imobiliário no Windows Phone quando está conectado à rede Wi-Fi de casa? O sistema pode carregar o jogo automaticamente assim que você chegar do trabalho.

Utilizando o GPS do smartphone, o Falcon também levará em consideração o local em que você está. Escovou os dentes, saiu de casa, embarcou no metrô lotado e está quase chegando ao trabalho? O sistema carregará sozinho um aplicativo de agenda ou Foursquare em background — afinal, fazer check-in no escritório é sempre importante. O recurso ainda é um protótipo, mas já funciona bem.

O Falcon faz parte de um projeto maior da Microsoft chamado de ConDOS, que pretende melhorar a experiência do usuário de dispositivo móvel de acordo com o contexto. As primeiras demonstrações públicas da ideia devem acontecer durante a conferência MobiSys, que acontece no Reino Unido no final de junho.

No vídeo oficial, a Microsoft demonstrou o Falcon em um Windows Phone modificado, mas ainda não há previsão de quando o poupador de tempo estará disponível para o usuário final.

Com informações: wpcentral.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jean
Mas o Android é o único sistema que roda em um Galazy 5 da vida, com processador single de 600 Mhz e 256 MB de Ram, e ainda roda muitos apps e jogos.
Jorge
Você habilita se quiser. É opcional. Pode ser que não tenha consumo de bateria elevado, afinal ele nem foi lançado ainda. O Windows Phone é um sistema diferente do Android amigo, este nem precisa do Falcon pra acabar com a bateria. Ps. Monitoramento certamente tem, como o goole, apple, facebook, todos de monitoram se quer fugir disso corra pra uma caverna.
Jorge
O meu dura bem! Tenho um Samsung Focus e nem se compara aos meus antigos droids
@Flavio
Acho que faz um bom tempo que você não vê um Android.
Gabriel RB
Mas o que quero saber é: E O CONSUMO DE BATERIA?? Eu já prefiro mais bateria do que aplicativos pré-carregados em background consumindo bateria...
Felipe Oliveira
Palmas pra Microsoft
@garbigaus
Basicamente uma maneira de ficar comendo bateria e ficar monitorando tudo que vc faz...
jaja
pode ter 800 nucleos, muito dificil de chegar na sensibilidade de um iphone ou de um windows phone!!! android é muito bom, mas cada vez ficando mais lerdo!
Arthur Amorim
Mas o Symbiam não morreu mesmo, talvez nem morra! Ele só deixou de ser prioridade. Ele vai continuar evoluindo, mas a Nokia esta voltando seus recursos para o Windows Phone para poder ganhar mercado. Talvez depois de um tempo a Nokia volte com tudo no seu próprio sistema, mas não acredito que deva abandonar o Windows Phone. Pelo menos não tão cedo.
Patrik
Pelo que eu entendi tem uma diferença grande. O falcon seria um recurso que carrega o programa para a memória de acordo com o horário ou a localização.
Arthur Amorim
Esperamos que Microsoft então desenvolva uma bateria mais potente. Ela ta caindo pra dentro do assunto mobile. Por que não? É certo que alguem ja esta desenvolvendo uma tecnologia dessa, e que seja menos perigosa que a nova bateria do iPad3 que deixa o Sol na sua mão. Magicamente!
Amanda Clarck
Vou perguntar por aqui mesmo. Você tá aprovando seu Lumia 800? Tô interessada em comprar um e queria saber se vale a pena.
d.refricl
Só acho um perigo para a Nokia pois esse investimento pode ser usado em um Samsung certo? Assim a Samsung já está passando em cima da Nokia. E os Symbian's? Por que dizem que morreu se ainda terá atualização? Atualmente está no Belle e teremos o Carla e o Dona ainda.
Pedro Maich
Uma ideia parecida com as televisões novas que usam isso pra economizar energia.
Rodrigo Fante
Correção todo smartphone tem bateria com vida curta, 1 dia a 2 dependendo do uso.
Exibir mais comentários