Ainda não sabemos muito do que virá na próxima grande versão do Office, a suíte de aplicativos da Microsoft com direito a Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e uma série de outros softwares para empresas e profissionais liberais. De toda forma, apareceu na internet um vídeo que dá pistas de um Office mais conectado com a nuvem da Microsoft, como você vê abaixo.

O Office 15 está atualmente em teste restrito para algumas pessoas (na verdade, muitas, mas ainda assim não é público). Várias novidades, mas o destaque fica com a interface adaptada para dispositivos com tela sensível ao toque. Dizem que touchscreen nunca foi tão bem aproveitada num produto da Microsoft. E cabe lembrar que o futuro Windows também está em desenvolvimento com foco principal no touch.

Já no vídeo o que vemos é uma disposição toda especial para tornar o produto mais bem integrado com o SkyDrive, a rede de dados na nuvem da Microsoft. Hoje em dia, o SkyDrive oferece 25 GB de armazenamento para todo mundo que tem uma conta Live ID (se você tem um email @hotmail ou @live, você tem direito a esse espaço todo). Ainda assim, a impressão que tenho é de que o SkyDrive não decolou como concorrente (falando de maneira simplista, ok?) ao Google Docs ou mesmo a serviços de armazenamento e sincronização, como Dropbox, SugarSync, Box.net ou ainda o iCloud (este é da Apple).

Como o The Verge bem nota, não existe data prevista para o lançamento do Office 15. Acredito que, por enquanto, a MS não vai dar mais detalhes sobre o vídeo vazado nem sobre o que podemos esperar para o Office com tecnologia de cloud computing integrada. Trata-se de uma tendência natural, porém a aplicação dessa ideia, no fim das contas, é o mais importante.

Cabe lembrar que o Windows Phone oferece, no hub “Office” (de produtividade), links para conectar o dispositivo com o SkyDrive, com o Office 365 (a opção de Office para empresas) e SharePoint (a nuvem gerenciada pela própria empresa). Devemos ter algo bastante similar no Office 15 — essa é a minha melhor aposta no momento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados