Foram poucas novidades interessantes apresentadas pela Apple hoje no WWDC (ainda mais porque moramos no Brasil), abaixo, as principais (na minha opinião):

  • Safari 3

A primeira e uma das mais surpreendentes é o lançamento da nova versão do famoso Safari, navegador padrão dos Macs. Agora o mesmo está disponível tanto para Macs como para Windows XP/Vista. Resolvi instalar aqui para fazer alguns testes antes de escrever a matéria e confesso que fiquei completamente frustrado.

Segundo Jobs, o novo Safari é 2x mais rápido que o Internet Explorer e 1,6x mais rápido que o Firefox. Mesmo assim, ele foi horrível na renderização de várias páginas que testei (incluindo o TecnoBlog), deformando completamente as mesmas além de “dar sumiço” em títulos e textos marcados com a tag <strong>. Isso me parece uma forma de pressionar os webmasters a criarem sites com códigos amigáveis.

  • iPhone

Como já havia sido dito, o novo iPhone será lançado no dia 29 de Junho exatamente às 6:00pm (horário dos EUA). Alguns vídeos do mesmo em funcionamento foram apresentados, mas nada novo.

O suporte a softwares de terceiros não é nativo do OS X mas sim do Safari, e de acordo com a nova página do mesmo, o aparelho é Quad-Band e opera nas frequências 850, 900, 1800, 1900MHz (adeus Vivo!).

  • Leopard 64 Bits

O tão esperado Leopard trás novidades muito interessantes. A nova barrinha agora se parece com uma “base de vidro” que reflete os ícones posicionados em cima dela. Outra novidade são os Stacks, um tipo de atalho extremamente prático para pastas. Para usá-lo, basta arrastar uma lista de arquivos, ou uma pasta para a barrinha, que quando selecionados abrem um pop-up em cima do desktop como um atalho para os arquivos.

Há também o novo Finder, com novos recursos de navegação e preview. Graças à emulação de 64 bits do novo sistema, agora é possível navegar por entre os documentos assim como na seleção de álbums do iPhone. Os previews conseguem visualizar perfeitamente vários formatos de documento, áudio e também vídeo. Impressionante!

Todo o site da Apple também foi reformulado, vale a pena acessar e conferir os vários vídeos demonstrativos com as novidades do sistema, afinal, se uma imagem vale mais do que mil palavras, um vídeo então… 😉

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Julix
Safari: Já ouvi falar que ele não é bom nem para Macs. Com certeza não será o segundo copo de água gelada para nós né Steve? iPhone: Bem legal, agora precisamos ver se ele detona os futuros iPhone Killers (minha opinião: sim!). Leopard: Não gostei dessa nova interface, mas gosto é que nem...