Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Mozilla planeja bloquear Flash por padrão no Firefox

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Boa parte do conteúdo disponível na internet precisa de um plugin para funcionar, mas esses complementos também são os maiores responsáveis por erros nos navegadores, além de presentarem o usuário com vulnerabilidades de segurança. Felizmente os novos recursos do HTML5 poderão substituir vários plugins e a Mozilla está aproveitando a oportunidade para implementar um bloqueio no Firefox.

Ao entrar no about:config do Firefox, o usuário encontrará uma nova flag chamada plugins.click_to_play. Com a configuração ativada, o usuário precisará clicar na área que o conteúdo deveria aparecer para permitir a execução do plugin. Isso também deverá bloquear automaticamente anúncios publicitários em Flash, economizando bateria em notebooks e deixando a RAM disponível para ser utilizada por algo mais importante.

Conteúdo em Flash não será carregado automaticamente.

A novidade já existe na última compilação Nightly do Firefox, mas será necessário ativá-la manualmente. Jared Wein, engenheiro de software da Mozilla e um dos responsáveis por implementar o recurso, também trabalha para criar um assistente de configuração onde será possível definir quais sites podem ou não executar plugins. O Chrome também possui a mesma funcionalidade há algum tempo, mas no Firefox o bloqueio poderá ser ativado por padrão.

Mais informações podem ser encontradas na wiki da Mozilla. Para testar o recurso, basta fazer o download da versão Nightly — ou esperar até o lançamento do Firefox 14.0, quando a opção deverá estar disponível para todos os usuários.

Com informações: Ars Technica.