Boa parte do conteúdo disponível na internet precisa de um plugin para funcionar, mas esses complementos também são os maiores responsáveis por erros nos navegadores, além de presentarem o usuário com vulnerabilidades de segurança. Felizmente os novos recursos do HTML5 poderão substituir vários plugins e a Mozilla está aproveitando a oportunidade para implementar um bloqueio no Firefox.

Ao entrar no about:config do Firefox, o usuário encontrará uma nova flag chamada plugins.click_to_play. Com a configuração ativada, o usuário precisará clicar na área que o conteúdo deveria aparecer para permitir a execução do plugin. Isso também deverá bloquear automaticamente anúncios publicitários em Flash, economizando bateria em notebooks e deixando a RAM disponível para ser utilizada por algo mais importante.

Conteúdo em Flash não será carregado automaticamente.

A novidade já existe na última compilação Nightly do Firefox, mas será necessário ativá-la manualmente. Jared Wein, engenheiro de software da Mozilla e um dos responsáveis por implementar o recurso, também trabalha para criar um assistente de configuração onde será possível definir quais sites podem ou não executar plugins. O Chrome também possui a mesma funcionalidade há algum tempo, mas no Firefox o bloqueio poderá ser ativado por padrão.

Mais informações podem ser encontradas na wiki da Mozilla. Para testar o recurso, basta fazer o download da versão Nightly — ou esperar até o lançamento do Firefox 14.0, quando a opção deverá estar disponível para todos os usuários.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tiagobrazil

Navegador é lixo aí põe a culpa no Flash.

Vitor
Bem, hora de atualizar o Firefox pessoal! Meu computador é uma leseira (1.80 Ghz) e já abri várias abas com flash ao mesmo tempo e não ele travou! Além disso o flash no Chrome é implementado pelo Google, então deve ser alterado um pouquinho... Mas quero lembrar mesmo é que o bloqueio já acontece com o Opera a várias versões. Às vezes acho que a única que realmente inova com o seu navegador é a Opera, infelizmente.
@andrecaribe
Desisti de usar Firefox depois de muitos anos, pois ele travava demais, principalmente por conta do Flashes. Hoje uso Chrome e os Flashes não bugam tudo. Acho que o problema está com o Firefox, e não com o Flash, eles estarão tapando o Sol com a peneira.
junior
pq a mozilla não se preocupa em fazer uma implementação decente para HTML5, que ainda é uma piada de tecnologia ...
@CapJSheridan
O Flash continua sendo uma ótima plataforma, o problema foi o boicote que as empresas começaram a fazer em torno dele por ter se popularizado por conteúdo gratuito Por que não tem Flash no iPhone e iPad? Porque a tecnologia é ruim? Não, é porque não teria como vender Apps se fosse tudo dado de graça em Flash
Rafael
Oi opera:config#UserPrefs|EnableOnDemandPlugin
Fer
Oh shit... Digam que ele não disse que Canvas é um plugin...
Fer
É por a Google estar pouco se fude*$%# pra web, afinal ela tem dinheiro e poder ()infelismente, pra fazer o que quiser com um pum em relação aos padrões web!
Fer
Mas ainda existe gente com ética! : )
@paulovaladares
Tb acho... todos os sites deveriam tirar todo conteúdo feito em flash da internet imediatamente. Facebook deveria deletar todos os aplicativos e games... Acho que youtube ta de parabéns com aquele player travando a todo momento e dando erro no carregamento... Vida longa e lenta ao html5 que já provou que pode substituir em 100% o plugin Flash Player pelo seu mais novo plugin Canvas!
Raphael
É só instalar o AdBlockPlus. Nenhum comercial funciona. Sempre usei. Nem sei o que é flash mais. hehe
Ronyan_
FF 11.0 *_*
Thiago Sabaia
Vai ficar igual ao Opera agora....
Gaius Baltar
Se fosse assim deveríamos usar o Netscape ou Dynatec, pois foram realmente os pioneiros!
tonho
Isso existiu no IE há um bom tempo atrás. Mas sempre achei que era algo da versão do flash.
Exibir mais comentários