Início / Arquivos / Curiosidades /

Caixas eletrônicos no Japão dispensam cartões e apostam em biometria

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O banco japonês Ogaki Kyoritsu anunciou nesta quarta-feira (11/4) que a partir de setembro seus clientes poderão esquecer os cartões para usar seus caixas eletrônicos. A única identificação necessária para identificar retiradas de dinheiro, transferências e outras operações em seus postos de auto-atendimento será a palma da mão.

Máquinas capazes de realizar identificação biométrica já existem no mercado, mas esta será a primeira vez que esse tipo de informação passará a substituir os tradicionais cartões. Os sensores serão usados para identificar a conta e o cliente, mas as operações não serão realizadas automaticamente.

De acordo com o banco, o cliente deverá colocar a palma da mão em um sensor para fazer as operações, que só serão autorizadas depois que o usuário digitar dados de confirmação, como data de nascimento, e uma senha de quatro dígitos.

Inicialmente a novidade estará disponível apenas na cidade de Nagoya, em pontos normais ou drive-through. Segundo o banco, a inspiração para a novidade foram as tragédias que aconteceram no país em 2011, em que milhares de pessoas perderam seus cartões de banco e precisavam de dinheiro naquele momento de dificuldade. O Ogaki Kyoritsu diz que o sistema poderá oferecer dinheiro em situações de “emergência”.

No Brasil, alguns bancos utilizam sistemas de identificação biométrica para autorizar operações, mas ainda pedem pelo uso dos cartões tradicionais.

Com informações: Nikkei.