O banco japonês Ogaki Kyoritsu anunciou nesta quarta-feira (11/4) que a partir de setembro seus clientes poderão esquecer os cartões para usar seus caixas eletrônicos. A única identificação necessária para identificar retiradas de dinheiro, transferências e outras operações em seus postos de auto-atendimento será a palma da mão.

Máquinas capazes de realizar identificação biométrica já existem no mercado, mas esta será a primeira vez que esse tipo de informação passará a substituir os tradicionais cartões. Os sensores serão usados para identificar a conta e o cliente, mas as operações não serão realizadas automaticamente.

De acordo com o banco, o cliente deverá colocar a palma da mão em um sensor para fazer as operações, que só serão autorizadas depois que o usuário digitar dados de confirmação, como data de nascimento, e uma senha de quatro dígitos.

Inicialmente a novidade estará disponível apenas na cidade de Nagoya, em pontos normais ou drive-through. Segundo o banco, a inspiração para a novidade foram as tragédias que aconteceram no país em 2011, em que milhares de pessoas perderam seus cartões de banco e precisavam de dinheiro naquele momento de dificuldade. O Ogaki Kyoritsu diz que o sistema poderá oferecer dinheiro em situações de “emergência”.

No Brasil, alguns bancos utilizam sistemas de identificação biométrica para autorizar operações, mas ainda pedem pelo uso dos cartões tradicionais.

Com informações: Nikkei.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raph4
Exato :D
Raph4
Comentário racista e sem lógica. Se ainda fosse reconhecimento facial...
Raph4
Sim, nesse sentido o Brasil está em 1997. E olha que nosso sistema bancário não é fraco (tecnologicamente). Mas não dá pra levar como parâmetro de nada.
RClemente
Devo começar a me preocupar com a integridade dos meus membros superiores então? É isso? O_O
@WdeSA
Vai demorar pra chegar aqui.. Enquanto o NFC tá chegando no Brasil agora, os japoneses já usavam o celular para pagar metrô e etc há tempos.. D:
@bigwigexe
Eu tinha esse sitema no Bradesco e pedi na agencia voltar com o cartão chave pq essa merda, pelo menos aki no Brasil, nao funciona...
Yangm
Muito interessante, mas por quê senhas?
Turdin
Quem dá mais por uma mão do Eike Batista? hahahaha
Arthur
Prevejo reportagens do fantástico dizendo que a latrina é mais limpa que o sensor de mãos do banco, cabo de guarda chuvas, lugar de se segurar no ônibus...
Tiago Gabriel
Gostei da ideia, quanto menos burocracia melhor, é mais prático e seguro assim.
Marcelo W.
Palma palma, não priemos cânico.
Guilherme Macedo C.
Espero que não venha pra cá isso. Não quero ver roubos de mãos =_=
ziip
E a tecnologia a favor da segurança, agilidade e praticidade. "Estava na rua e precisei ir no banco, mas tinha saído sem carteira" Agora....no problem. ;)
bawlaw
ja digo que la isso vai dar errado.. todo mundo é igual.. vai ter confusão...
Raph4
Gosto da ideia, espero que logo torne-se um padrão! Mais seguro (não tem perda, nem roubo, embora pra sequestro relâmpago dê na mesma), mais prático e à prova de esquecimento! E como já é possível usar celular como carteira (eWallet/NFC/etc), adeus carteiras old school \o/