Início » Arquivos » Celular » Pagamentos via NFC chegam ao Brasil pelo PagSeguro

Pagamentos via NFC chegam ao Brasil pelo PagSeguro

Lucas Braga Por

Um dos maiores gateways de pagamento do Brasil, o PagSeguro, iniciou na segunda-feira (09/04) uma nova modalidade de pagamento. Agora os clientes poderão realizar transações financeiras por meio de seus smartphones, através da tecnologia NFC, onde dois objetos são aproximados para fazer uma troca de dados.

Inicialmente, a novidade só está disponível para três aparelhos, todos da Nokia: C7, N9 e 701. Para usar, é necessário baixar o aplicativo do PagSeguro disponível na loja de aplicativos da Nokia. A empresa planeja expandir o serviço para outras plataformas, com aplicativo prometido para Windows Phone em 2013. Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro, afirmou que está nos planos levar o aplicativo para Android e até mesmo iOS, caso a Apple implemente a tecnologia na próxima geração do iPhone.

Pagamento? NFC? Aonde? (Imagem: Divulgação)

O funcionamento é bem similar ao Google Wallet, utilizado nos Estados Unidos: para efetuar uma cobrança ou pagamento, basta aproximar dois smartphones com o aplicativo aberto. De acordo com Taquehara, o objetivo do serviço é expandir a atuação do PagSeguro, que hoje se concentra basicamente na internet, para que os clientes possam realizar pagamentos em bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, bem como realizar transações interpessoais.

A chegada do PagSeguro aos dispositivos móveis marca a novidade da tecnologia NFC no Brasil. É de se esperar que a tecnologia se espalhe ao longo do tempo: não pude deixar de notar em alguns estabelecimentos na minha cidade que algumas maquininhas novas da Cielo já possuem suporte para tal tecnologia, embora estejam desativados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Intropidi
Um blog de tecnologia afirma que no Brasil apenas celulares Nokia possuem a tecnologia nfc...Tão sabendo legal hein!?! Meu celular é um Sony Xperia e já vem com nfc.
Rafael Vieira
Bem por aí!!! HAHAHAAA :D
Marcoscs
é impressão minha ou a mina prendeu o decote com alfinete pra não ficar tão apelativo? Se ela fez isso... FAIL!
Pedro
São dois Nokia N9.
@LBKatan
Não tenha tanta certeza. Normalmente são feitos em forminhas. E não, não são forminhas tipo canecas.
@LBKatan
Eu "croei" no mesmo. =D Fiquei até meio confuso com a ideia de pagamentos offline. LOL
Gaba
Pois é... por isso perguntei... isso é meio sem nexo. Se precisa logar, fazer a transação com o servidor também, até para ver se há crédito ainda, então não há como funcionar sem internet, croei eu!
Trystan
Eles foram feitos em uma !
Trystan
Igual o bluetooth... Troca de dados por radio ! Nao sei como foi implementado pelo PagSeguro, mas acredito que seria possivel fazer a transacao offline utilizando o NFC e qdo conectado ele faria a transferencia com o servidor... Nao acredito mto que seja assim (afinal precisa logar etc etc...). Resumindo... O NFC funciona sim sem internet, mas nesse caso especifico do PagSeguro eu acho que precisa ! Mas ai o cara da feira por exemplo, pode receber o pagamento ali na rua mesmo.... Acho que essa foi a ideia por tras do texto...
@LBKatan
Bolo é gostoso. Pra cupcake ser ruim, só se eles fizessem uma burrada enorme. =D E outra coisa que vejo nos cupcakes que existem por aí é que eles não são, literalmente, cupcakes. Cadê as canecas (cups)?! =P
Breno Pires
Mas é gostoso :-9
Alexandre
Eu ainda não achei os celulares da foto...
@LBKatan
Cupcake é overrated.
@LBKatan
=O Como?!
@_marinho
Eu gosto da PagSeguro, na CParty eles davam cupcake todo dia.
Exibir mais comentários