Início / Arquivos / Celular /

Symbian ganha versão mobile do Microsoft Office (tem Word, Excel e PowerPoint)

Aplicativos funcionam em alguns smartphones da Nokia.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Windows Phone vem de fábrica com aplicativos de Word, Excel e PowerPoint. Uma mão na roda para quem usa com frequência os recursos desses aplicativos no computador — a maioria dos clientes corporativos, até onde sei. O Symbian é a próxima plataforma a receber os apps de produtividade da Microsoft. Seis aparelhos da fabricante finlandesa têm o Office a partir de agora.

São vários os aparelhos da Nokia rodando Symbian atualmente. Dentre eles, os seguintes são compatíveis com os aplicativos do Office Mobile e estão à venda no Brasil: Nokia 701, Nokia 700, Nokia 603, Nokia E7, Nokia C7 e Nokia C6-01. Vendidos no estrangeiro, o Nokia Oro e o Nokia X7 também são compatíveis com os apps.

Office no Symbian

No Word Mobile dá para visualizar e editar os textos. O mesmo vale para o Excel Mobile no que se refere a planilhas de dados, app no qual o usuário pode criar gráficos visualmente ricos. Já o PowerPoint, para apresentações, permite modificar os textos e as anotações do apresentador.

Embora não tenha dado um pio sequer sobre o assunto, eu imagino que a chegada dos apps do Office para Symbian tenha a ver com a grandiosa parceria que a Nokia e a Microsoft anunciaram conjuntamente no ano passado. A Nokia abraçou o Windows Phone como plataforma para seus smartphones topo de linha. A Microsoft, ao que tudo indica, está devolvendo o favor com apps exclusivos para o Symbian, sistema suportado majoritariamente pela Nokia. Naquela época o nosso editor Rafael Silva escreveu o artigo dizendo que a parceria ia “além do Windows Phone 7”. Estamos vendo.

Fora os apps de produtividades, aparelhos com Symbian têm OneNote, Lync 2010, Document Connection e PowerPoint Broadcast, todos feitos pela Microsoft, à disposição desde fevereiro deste ano.

O blog oficial da Nokia Brasil afirma que a atualização está disponível para os consumidores com aparelhos elegíveis. Para atualizar é só acionar o aplicativo de Nokia Suite no computador ou similar no próprio smartphone. Os apps também chegarão à Nokia Loja nas próximas semanas. Os apps não custam nada.

Atualização às 17h13.