Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Após saída da Canonical, Kubuntu ganha novo patrocinador

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Decidida a focar no seu principal produto, em fevereiro a Canonical havia anunciado que deixaria de patrocinar o projeto Kubuntu a partir da versão 12.04. Para felicidade dos fãs, a distro de quem prefere o KDE ao GNOME já tem um novo patrocinador e deve continuar sendo lançada normalmente.

A partir da versão 12.10 (e, assim esperamos, por muito tempo) o Kubuntu será patrocinado pela Blue Systems, uma empresa que já tem um bom histórico de patrocínio de produtos baseados no KDE. A ideia com isso é que o time de desenvolvedores e contribuidores possa continuar investindo cada vez mais no KDE e na integração do gerenciador de janelas com o Ubuntu.

Pimenta no Kubuntu dos outros é refresco

A decisão da Canonical de encerrar o patrocínio ao Kubuntu pegou muita gente de surpresa, mas faz todo o sentido: o objetivo da empresa é focar seus esforços no Unity e produtos derivados (como a Ubuntu TV) e o Kubuntu vai totalmente contra isso, ao preferir o KDE e o Plasma ao GNOME e o Unity.

E, de qualquer forma, a própria Canonical afirmou que não via problema algum em deixar o Kubuntu ser patrocinado por terceiros. Era só questão de aparecer alguém interessado, coisa que não demorou muito para acontecer.

Assim, os fãs da simplicidade do Ubuntu mas que não abrem mão do KDE podem ficar tranquilos. O Kubuntu continuará sendo atualizado por um bom tempo.

Com Informações: Phoronix.