Decidida a focar no seu principal produto, em fevereiro a Canonical havia anunciado que deixaria de patrocinar o projeto Kubuntu a partir da versão 12.04. Para felicidade dos fãs, a distro de quem prefere o KDE ao GNOME já tem um novo patrocinador e deve continuar sendo lançada normalmente.

A partir da versão 12.10 (e, assim esperamos, por muito tempo) o Kubuntu será patrocinado pela Blue Systems, uma empresa que já tem um bom histórico de patrocínio de produtos baseados no KDE. A ideia com isso é que o time de desenvolvedores e contribuidores possa continuar investindo cada vez mais no KDE e na integração do gerenciador de janelas com o Ubuntu.

Pimenta no Kubuntu dos outros é refresco

A decisão da Canonical de encerrar o patrocínio ao Kubuntu pegou muita gente de surpresa, mas faz todo o sentido: o objetivo da empresa é focar seus esforços no Unity e produtos derivados (como a Ubuntu TV) e o Kubuntu vai totalmente contra isso, ao preferir o KDE e o Plasma ao GNOME e o Unity.

E, de qualquer forma, a própria Canonical afirmou que não via problema algum em deixar o Kubuntu ser patrocinado por terceiros. Era só questão de aparecer alguém interessado, coisa que não demorou muito para acontecer.

Assim, os fãs da simplicidade do Ubuntu mas que não abrem mão do KDE podem ficar tranquilos. O Kubuntu continuará sendo atualizado por um bom tempo.

Com Informações: Phoronix.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoseRenan
ou no sabayon...
Kowalski
Também não sabia disso. Obrigado, Bruno. :)
Lucas Meneses
experimente ele no arch linux ou no chakra. Usei e não vi bugs.
Marcos
"pimenta na Kubuntu dos outros"... ....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
@wslemos
"Pimenta no Kubuntu dos outros é refresco". Caracas ri demais essa foi a melhor piada de tecnologia desse ano.
Leandro de souza
O Kubuntu é a distro que revolucionou o KDE (pelo menos é a mais popular). Gosto do KDE tbém no Fedora (apenas que não me simpatizo mto cm essa distro). Dentre KDE , Gnome e essa mistureba de interfaces para Linux , ainda fico com o GTK 3+ no Ubuntu 11.10...
@wesleyjefferson
Mas o KDE copiou bastante também das outras versões do Windows.
Rogério
Coisa mais simples do mundo para você. Para mim é coisa do outro mundo. Eu já usei Kurumim, Fedora e Ubuntu deste a versão 7. Agora estou usando Ubuntu 11.04 no meu netbook e nunca alterei nada do sistema. Para um usuário comum como eu é importante ter uma distro que já seja do jeito que queremos, sem ter que alterar nada.
Tiago Gabriel
Legal, dessa eu não sabia! Testei o KDE uma vez e ficou muito pesado, se bem que o Unity também, por isso eu uso o Gnome Classic.
bawlaw
SEMPRE tento usar o KDE e sempre acabo me decepcionando com a velocidade, travamentos e bugs... mas vou continuar.. sempre tentando..
bawlaw
unity é um shell do Gnome
Rafael
hehe, a principal delas! mas tem muita coisa q fica masi agil usando KDE ou Gnome e pra mim é ter multiplas areas de trabalho.
Tiago Gabriel
Isso é uma das coisas boas do Linux, você usa o ambiente gráfico que preferir.
Rafael
e sem gambiarra
Bruno Cabral
Errado, o Windows 7 é quem copiou algumas características. Bom, mais isso não faz diferença. O Fato é que o bicho se transforma o que vc quiser.
Exibir mais comentários