A descoberta de que existe um malware atacando Macs ao redor do mundo pegou muita gente de surpresa. A Apple está incluída nesse grupo, já que apenas no dia 3 de abril a empresa liberou uma correção para a falha do Java que a própria Sun já havia corrigido em fevereiro. Hoje a empresa da maçã calçou as sandálias da humildade e declarou que vai ativamente tentar livrar os computadores da infecção com a criação de uma ferramenta própria para isso.

Flashback, praga descoberta no ano passado

Usei “declarou” por mera formalidade no parágrafo anterior, já que a Apple não anunciou nada. A empresa apenas postou esse tópico no fórum de suporte. O tópico diz que a Apple não só está desenvolvendo essa ferramenta como também vai trabalhar com provedores ao redor do mundo para desativar a rede de computadores zumbi que estão infectados.

Obviamente a tática de segurança por obscuridade já não funciona mais para a Apple. Cada vez mais malwares para Mac estão sendo criados, seja explorando uma falha em aplicativos de terceiros ou em conjunto com bugs no próprio OS X. Então é bom ver que a empresa está mudando sua atitude e ativamente buscando uma solução para seus usuários no lugar de apenas liberar uma correção de segurança quando o ventilador já espalhou toda a… bom, você sabe.

Atualização às 14:00 | A empresa de segurança online F-Secure saiu na frente da Apple e criou uma ferramenta para remoção do malware Flashback que está disponível para download no site da empresa.

Chamado intuitivamente de de Flashback Removal Tool, o programa é gratuito e simples: basta descompactar e rodar. Além disso ele também cria um log no Mac do usuário e o salva na área de trabalho, o que deve listar quais são as ações foram executadas.

Com informações: Naked Security.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz
Meu Mac, Meu Windows... Odeio esse tipo de comentário
Marcus
FOI uma falha de segurança da JVM, não do sistema operacional: - MEU Mac continua sendo muito mais seguro que SEU Windows :)
Tiago C. Araújo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esse post é pra esfregar na kra de quem baba dizendo que em MAC não ha qualquer risco de segurança... Chupa essa manga agora hauhauhauhauhuahuahauh.
malZZone
Bem feito, tá ficando povão então pode dar algum lucro para os produtores de Malware,ainda mais em se tratando de produtos da Apple é lucro alto e certo. Uma coisa é certa os fanboys da Apple pode se gabar de ter um Malware exclusivo deles de alta qualidade.
RKNeto
Sei disso, só me lembrou mesmo. "Chamado intuitivamente de de Flashback Removal Tool, o programa é gratuito e simples." O da Apple provavelmente será pago. XD
Yangm
Nós não precisamos de anti-vírus. Mimimi
Lucas Meneses
já estava na hora da apple fazer alguma coisa quanto a isso.
Rodrigo Fante
Embora ambos sejam ruins, vírus é uma coisa, malware é outra.
@LBKatan
Ou algum cara mal intencionado pegar as informações que necessita.
@LBKatan
Talvez por isso os ataques sejam mais específicos, precisos, até, e não sejam visto. Não?
Gabriel
Na verdade, acho que tudo isso é uma tempestade em copo d'água. Eu entendi que era necessário colocar a senha de admin, ao entrar em um site infectado, para ser contaminado por esse malware. Todos os "vírus" de Android e Mac que conheço utilizavam, em maior ou menor escala, de engenharia social para se disseminar. Peço, por favor, que me mostrem algum que o usuário não tem culpa nenhuma. Existia um tempo em que entrar no site ou mesmo conectar na internet, já era suficiente para seu computador ser infectado. Tempo de Windows XP + IE 6, agora não mais. Outra coisa, duvido que não ataquem Macs por falta de mercado. Não tem números como do Windows, mas não tem nada mais interessante para um hacker do que colocar a prova "o sistema operacional mais avançado do mundo" ou "imune a vírus" como a Apple gosta de colocar no site.
Wendel
Não há sistema que seja a prova de usuário. Muito fácil um malware chegar e dizer "oi eu sou a atualização do flash, me instale" e a pessoa instalar...
@jeff_pedro
Não era e nunca foi o sistema mais seguro, mais computador do sonhos talvez, a maioria das pessoas ainda querem um mac.
Lucas
Mas não deve passar de um certo limite. O Mac não foi feito pra ser PC popular. Talvez com isso a Apple se salve.
Arretado Fofoqueiro
Não era o OSX o sistema dos sonhos e mais seguro? he he he
Exibir mais comentários