Início / Arquivos / Celular /

Google dá dicas para fazer apps bonitinhos no Ice Cream Sandwich

Empresa quer preservar experiência de usuário (UX) no Android 4.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Pouco a pouco, o Google vem trazendo mais ordem para a forma com que os desenvolvedores inventam novos aplicativos para o Android. Nessa semana a companhia anunciou algumas mudanças e, principalmente, aumento nas especificidades para que um app esteja nos conformes em relação às diretrizes de experiência de usuário exigidas para funcionamento no Ice Cream Sandwich.

Antes de tudo, é importante observar que o Android sempre teve diretrizes para esse assunto em específico. Entretanto, não eram suficientes. Tanto que não é raro encontrar apps que são verdadeiras aberrações visuais na loja Google Play (não que em outras lojas de apps seja muito diferente, mas a minha experiência coloca o Android na liderança neste quesito).

Navegação no Android ICS

O The Verge aponta para dois detalhamentos mais importantes. Dizem respeito à navegação nos aplicativos e ao uso dos botões de “voltar” do sistema e de “acima” diretamente no aplicativo. Leitura mais do que necessária para os devs que leem o Tecnoblog e desejam se inteirar das modificações necessárias para apresentar uma interface bacana no Ice Cream Sandwich.

Por exemplo, a questão do “voltar” e do “acima”. O primeiro deve ser empregado para voltar à tela anterior. Ele aciona o retorno cronológico, por assim dizer, nas movimentações do usuário que utiliza o aparelho. Por sua vez, o “acima” permite acessar o conteúdo imediatamente superior ao que é visualizado agora. No Gmail, a mensagem atual traz a listagem de todos os emails numa determinada pasta quando o “acima” é acionado.

O Google também educa sobre o uso de configurações. Eles montaram um fluxograma com perguntas e respostas que ajudam o produtor do aplicativo a determinar se uma determinada informação deve aparecer na central de ajustes do aplicativo ou se deve estar na tela normal de uso do app. “Os usuários deveriam mudar com frequência [esta opção]?” Se a resposta for positiva, a empresa sugere que não faça dessa opção um ajuste da central de configurações.

Aprofundar-se nesse assunto é absolutamente necessário e bem-vindo. Torço para que o Google continue ensinando aos devs a melhor maneira de criar apps usando a identidade visual prevista para o Android. Leitores do TB que trabalham com isso, vocês também estão agradecidos de receberem tais orientações? Ou o Google está abelhudo?