Início » Arquivos » Celular » Google dá dicas para fazer apps bonitinhos no Ice Cream Sandwich

Google dá dicas para fazer apps bonitinhos no Ice Cream Sandwich

Empresa quer preservar experiência de usuário (UX) no Android 4.

Avatar Por

Pouco a pouco, o Google vem trazendo mais ordem para a forma com que os desenvolvedores inventam novos aplicativos para o Android. Nessa semana a companhia anunciou algumas mudanças e, principalmente, aumento nas especificidades para que um app esteja nos conformes em relação às diretrizes de experiência de usuário exigidas para funcionamento no Ice Cream Sandwich.

Antes de tudo, é importante observar que o Android sempre teve diretrizes para esse assunto em específico. Entretanto, não eram suficientes. Tanto que não é raro encontrar apps que são verdadeiras aberrações visuais na loja Google Play (não que em outras lojas de apps seja muito diferente, mas a minha experiência coloca o Android na liderança neste quesito).

Navegação no Android ICS

O The Verge aponta para dois detalhamentos mais importantes. Dizem respeito à navegação nos aplicativos e ao uso dos botões de “voltar” do sistema e de “acima” diretamente no aplicativo. Leitura mais do que necessária para os devs que leem o Tecnoblog e desejam se inteirar das modificações necessárias para apresentar uma interface bacana no Ice Cream Sandwich.

Por exemplo, a questão do “voltar” e do “acima”. O primeiro deve ser empregado para voltar à tela anterior. Ele aciona o retorno cronológico, por assim dizer, nas movimentações do usuário que utiliza o aparelho. Por sua vez, o “acima” permite acessar o conteúdo imediatamente superior ao que é visualizado agora. No Gmail, a mensagem atual traz a listagem de todos os emails numa determinada pasta quando o “acima” é acionado.

O Google também educa sobre o uso de configurações. Eles montaram um fluxograma com perguntas e respostas que ajudam o produtor do aplicativo a determinar se uma determinada informação deve aparecer na central de ajustes do aplicativo ou se deve estar na tela normal de uso do app. “Os usuários deveriam mudar com frequência [esta opção]?” Se a resposta for positiva, a empresa sugere que não faça dessa opção um ajuste da central de configurações.

Aprofundar-se nesse assunto é absolutamente necessário e bem-vindo. Torço para que o Google continue ensinando aos devs a melhor maneira de criar apps usando a identidade visual prevista para o Android. Leitores do TB que trabalham com isso, vocês também estão agradecidos de receberem tais orientações? Ou o Google está abelhudo?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlson
Excelente comentário. Acredito que, poderiam melhorar mostrando no código como se faz também. Tem coisa que não encontrei em nenhum lugar de uma forma clara e objetiva. Por exemplo, o uso de Swipe Views ( http://developer.android.com/design/patterns/swipe-views.html ) é uma forma interessante de organizar o conteúdo, mas não mostram como fazer.
@LBKatan
Muito bom. Principalmente pra quem tá começando a desenvolver mas não tem muita noção de design (eu). Em alguma das video aulas de desenvolvimento pra WP7, o cara fala disso, da experiência com o usuário. Acho que, para um app de contato com o usuário, a interface é uma das partes mais importantes.
@LBKatan
Ótimo comentário. Estou começando no Android Dev agora, então qualquer coisa já é bom de ler. =D E, realmente, é muito bom essa ideia de direcionamento pra quem não tem muita noção de design, como eu. Claro que, o cara sabendo o que fazer, ele não vai ficar preso no que o Google falou que seria bom. Dá pra fazer a identidade do app dele da forma que ele quiser. =)
@LBKatan
Não acredito muito nessa sua ideia. Digamos que vou desenvolver alguma coisa, mas não tenho muita noção de interfaces, experiência com usuário, etc. Mas tenho uma ideia muito boa! Então, eu colocaria meu app pro povo independente do visual. Quando o Google chega pra mim e fala "faz assim que vende mais", o que você acha que eu vou fazer? Ficar na feiura só os devs que fazem algo completamente desligado do visual ou os sem noção que fazem bagulhos toscos, sem noção ou uma boa ideia.
@LBKatan
Uma coisa é ajudar a padronizar. Outra coisa é, realmente, rejeitar. Imagina um app que não faz diferença nenhuma se é bonitinho ou feio como o cão mas é muito útil.
@LBKatan
E isso é muito bom. A comunicação do WP com o usuário é linda!
Breno Caldeira
Essa thread de comentários está falando exclusivamente de versões do Android e da maravilha do iPhone nunca ter alterado (evoluído?) sua interface.
@burnermanx
Estamos falando de visual dos apps e não visual do sistema em sí.
@trovalds
Diretrizes são sempre bem vindas. O problema (ainda) é a insistência dos fabricantes em inventarem resoluções "mágicas" para seus smartphones e tablets, tornando a vida dos devs uma frustração só. Nesse sentido o Google deveria também criar diretrizes a respeito. E antes que me atirem pedras, diretriz não é obrigação de fazer, é recomendação. Você faz se quiser.
Theo K. Silva
Acho que a Google já deveria ter feito isso há muito tempo! Agora ela deveria é obrigar a fazer do jeito dela. Provavelmente os tablets Android não fossem tão mal criticados se a Google fosse mais rígida quanto a essas "dicas de como fazer apps bonitinhos".
Marcelo
Na verdade, o Android sempre teve um padrão... Quem fugia desse padrão era as fabricantes... Por isso a CM7 faz questão de por o Android o mais próximo possível do original feito pelo Google. E com isso, muita gente não sabe, até hoje, a cara do Android, principalmente aqueles que não são nerds como nós e nem sabem da existência de ROMs! rs
Marcelo
De modo geral, eu achei bacana esta iniciativa, mesmo que sendo tardia. Os aplicativos do Android eram horríveis, feios demais, tudo preto e brando, sem cuidado algum. Porém, de um tempo pra cá, vi uma imensa melhora na UI dos aplicativos, antes mesmo desse "manual de boas maneiras" do Google. Acho uma boa, sim.
Breno Caldeira
lol! Reclamando quando um sistema não muda a interface e reclamam quando um sistema muda sua interface. :D Também, não sei de que falta de padrão vc está falando no Android. Ele sempre foi o mesmo desde a 1.5, desconsiderando a 3.x pq foi desenhada especificamente para tablet. Só na 4 que ela realmente foi alterada. Agora falar que mudar um botão de redondo para quadrado e adicionar uns efeitos de luzes na interface é mudança de padrão, pelamor...
Arthur Amorim
Pois é.. eu até ia falar isso, mas fiquei com medo de ser apredejado. O Windows Phone sofria muito tambem com apps de baixa qualidade visual. Hoje em dia a coisa tem melhorado, mas ainda assim surgem umas paradas muito bizarras na marketplace. Mas geralmente são aqueles apps que ninguem usa.
walmyrcarvalho
Trabalho com desenvolvimento Android a um tempo e essa página de design é bem interessante, ajuda muito quem quer fazer apps bonitos e com uma usabilidade boa. O problema é que todas essas alterações são nativas apenas pra apps específicos pro ICS, pra se implementar as modificações em versões mais antigas, é necessário um trabalho maior (além da implementação de bibliotecas de compatibilidade pra versões anteriores). Mas infelizmente nem os grandes seguem esse padrão, aka Twitter, Foursquare, etc. Um exemplo claro disso são os apps do Facebook e o Steam, eles usam o mesmo esquema de barra lateral pra mostrar informações detalhadas: Steam: http://goo.gl/X0moU Facebook: http://goo.gl/Pbtxc É uma funcionalidade legal, mas não segue nenhuma guideline que o Google passou pros desenvolvedores. O propósito dessa página é dar um direcionamento pra quem não sabe qual linha de design seguir, mas não é algo obrigatório (assim como no iOS também não é, um exemplo disso é o app do Xbox Live pro iOS: http://itunes.apple.com/us/app/my-xbox-live/id480914036?mt=8). Muitos "padrões" vem sendo criados no desenvolvimento pra Android, mas ninguém segue a risca nenhum deles, não dá pra esperar o que vai se ver num app novo. Enfim, acho que essas mudanças são ótimas. Não gostei muito dessa parada de um ícone pra voltar, lembra muito o que a Apple faz (e o Android já tem um botão de voltar, apesar de eu entender que eles fazem coisas diferentes), mas o projeto Android tava precisando disso faz tempo, é ótimo ver que o Google tá investindo nisso.
Exibir mais comentários