Google adiciona recursos no Play Music por meio do Labs

Play Music agora possui HTML5, notificações no desktop e classificação de músicas.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias
A lista de experimentos no Labs do Play Music deve aumentar, como aconteceu nos outros serviços do Google.

O Labs é um conjunto de recursos novos em fase de experimentação pelo Google. Disponível em alguns serviços, como o Gmail, as funcionalidades podem ser disponibilizadas posteriormente para todos os usuários ou desaparecer sem deixar rastros. Três novos recursos apareceram no Play Music, a loja de músicas do Google que também funciona como backup na nuvem das suas canções.

A primeira novidade, já disponível por meio de algumas extensões de terceiros, são as notificações na área de trabalho. Com o recurso ativado, o Chrome exibirá uma janela no canto da tela informando o álbum (inclusive com a arte da capa), artista e nome da música que está tocando. Também há a possibilidade de classificar uma música de um a cinco estrelas, um belo upgrade em relação ao sistema original, que permite apenas curtir ou odiar uma música.

Contribuindo ainda mais com a morte do plugin da Adobe, um dos experimentos do Play Music substitui o player de áudio em Flash por um desenvolvido com HTML5. O novo player funciona apenas no Google Chrome, Safari 3.1 ou superior e Internet Explorer 9. O Mozilla Firefox ainda não é suportado devido às restrições geradas pelo áudio em MP3 armazenado nos servidores do Google, um formato proprietário.

Para ativar os novos recursos, basta acessar sua conta do Google Play Music, clicar na engrenagem do canto superior direito da tela e entrar no menu Music labs. Divirta-se.

Com informações: Google Discovery.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados