Pode parecer estranho, mas o sistema operacional do Google baseado em nuvem não possuía suporte a papel de parede, nem ícones na área de trabalho e muito menos na barra de tarefas. Como o Chrome OS foi desenvolvido especialmente para utilizar aplicativos e sites disponíveis na internet, o sistema era basicamente o navegador Google Chrome com um relógio num dos cantos da tela. Até agora.

A nova versão do Chrome OS deverá trazer a primeira mudança drástica desde que foi lançado, no final de 2010. Logo de cara, o usuário poderá escolher um wallpaper personalizado para a sua área de trabalho, que também exibirá ícones dos aplicativos do seu Google Chrome, como Gmail, YouTube, Docs e (obviamente) Angry Birds de maneira semelhante ao Launchpad do OS X.

O recursos de abrir novas janelas, movê-las, maximizá-las e fechá-las, diferente das versões anteriores, está presente. O sistema também ganhou uma barra de tarefas que lembra muito a do Windows 7. Nessa barra, ao clicar em um dos ícones uma nova aba será aberta com o aplicativo desejado. De acordo com os amigos do Google Discovery, os novos recursos não afetaram a performance do sistema, que aparenta estar até mais rápido.

Outras mudanças menores foram anunciadas: mudanças no player de áudio e vídeo local e suporte aos arquivos *.tar, *.gz e *.bzip2. A interface nova, chamada Aura UI, possui aceleração por hardware, garantindo (pelo menos na teoria) animações fluidas. São grandes alterações que, pelo menos para mim, foram ótimas para o futuro do sistema que antes parecia só um navegador. O Chrome OS perdeu a simplicidade das primeiras versões, mas ficou mais parecido com sistemas operacionais WIMP e deverá conquistar novos usuários.

Se você foi um dos presenteados com um Chromebook CR-48 do Google, ainda não poderá desfrutar da nova versão do sistema. O Chrome OS 19.0.1048.17 está disponível no canal de desenvolvedores apenas para o Acer AC700 e os Samsung Series 5.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gustavo
Já tive a oportunidade de testar ambos (http://chromeos.hexxeh.net/) e o Jolicloud é muito melhor
Hugo Ferreira
dificilmente o consumo de bateria seria melhor que o do Mac. a Apple é a melhor de todas quanto se fala em duração de bateria.
Fer
A barra inferior sim, mas os icones ficaram a cara do Lauchpad e o design das janelas está baseado no do OS X!
Fer
OH SHIT... EU NÃO LI ISSO!!! JURA??? = O
Eduardo Melo
Impressão minha ou essa negada dos comentário ai é tudo baba ovo pra Apple? nunca vi desse tanto... acho interessante que hoje em dia não se pode criar mais nada com algum detalhe parecido que tá copiando da Apple. Daqui uns dias eles vão criar patente pra defecar, ai até pra cagar você tem que pagar pra eles, e com certeza esse pessoal ai vai achar uma maravilha. Cada uma... -.-' Mas voltando ao assunto do SO, tinha que homologar esse sistema com o Android versão PC, seria mais em conta do que criar um SO sendo que já tem outro que esta no mercado a um tempo em dispositivo móvel e que a tentativa de incluir ele em PC/Note não seria um risco de serem mal sucedidos.
@LBKatan
E eu aqui, pensando que todos vocês achariam que essa disposição era algo bem geral pra ser discutido. =S
@garibeirobr
Geral ao invés de opinar, elogiar ou criticar, fica falando: copiou de X, copiou de Y. Na boa? Cresçam.
@brunossn
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Dá uma raiva por não ter um Chromebook...
Amanda Clarck
Ele estava brincando.
Érico Faria
Me lembrou um pouco a interface do playbook....
carlos
Androidmize-me** ;)
carlos
Androimize-me. :P
Alex Rodrigues
Show de bola Paulo! Valeu!
Rodrigo fante
Gente que lê blog e acha que está lendo uma notícia.
Exibir mais comentários