Início / Arquivos / Curiosidades /

Nova York planeja instalar orelhões de internet grátis

Terminais com visor touch de 32" vão mostrar restaurantes próximos.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A gente já sabia desde o ano passado que os orelhões estão com os dias contados. Ineficientes e depredados, carecem de investimentos no Brasil. Nos Estados Unidos, por outro lado, a cidade de Nova York planeja revitalizar esses equipamentos de uma maneira completamente nova: instalando os orelhões de internet nas cabines espalhadas pela cidade. E o melhor: vai funcionar de graça para os moradores e visitantes.

Lembra? (foto: @brunnoleonardo)

Depois de aposentar as fichas metálicas que davam vida aos orelhões, o governo de Nova York coloca para escanteio os cartões magnéticos e os próprios aparelhos telefônicos. No lugar deles haverá terminais com visor touchscreen de 32 polegadas. Obviamente, tais equipamentos estarão ligados à internet.

A ideia é fornecer informações sobre localidades próximas, como se fosse uma central para visitantes. De acordo com o The Verge, vão mostrar a localização de restaurantes, estabelecimentos comerciais e atrações turísticas. O site também reporta que alertas de segurança aparecerão nas telas.

Tudo isso sem pagar absolutamente nada. No projeto inicial com 250 cabines não terá cobrança alguma. Em vez disso, o governo adota o método a la Google de ganhar dinheiro mostrando propaganda contextual.

Serviços como email ou Skype podem virar opções nessas cabines futuramente. A ideia não foi descartada, mas infelizmente também não frequenta o planejamento para o programa piloto dos orelhões de internet.

Os terminais em desenvolvimento pela empresa City 24×7 são resistentes à água, para uma limpeza mais profunda quando estiverem emporcalhados, o que eventualmente vai acontecer.

Caso dê certo, espera-se que as smart screens (como as telas vêm sendo chamadas) cheguem aos quase 13 mil orelhões da cidade.