Pelo menos no Android — baseando-me no CyanogenMod 7 — eu sei que, não importa o momento ou circunstância, se há uma conexão Wi-Fi ativa no sistema, de tempos em tempos o sistema vai lá e verifica se há novidades nos aplicativos com execução em segundo plano sedentos por colocar as notificações do tipo Push em uso. Já no Windows Phone…

Hei de confessar que a minha experiência com esse recurso do sistema não tem sido a melhor de todos os tempos da última semana. Com o Lumia em mãos, percebo que a conexão demora demais para entrar em funcionamento quando há uma rede Wi-Fi disponível. Chega a ser decepcionante.

Hoje, por exemplo, cheguei à redação e verifiquei que, dois minutos depois de pintar por aqui, o Windows Phone não tinha reconhecido a rede corporativa. Oras, isso não é normal. Abri a central de ajustes do sistema (esse app ajuda muito ao criar atalhos no formato de Live Tiles) e lá estava a nossa rede sem fio devidamente desconectada. “Cliquei” nela e tive que inserir a senha de acesso novamente antes de começar a usar.

Custa ficar assim, conectado?

A menos que o Windows Phone seja como um ser humano qualquer, que demora em decorar as dezenas de senhas utilizadas ao longo do dia, tem algo de muito errado nessa situação. Não vi comportamento similar no iOS ou Android ou no próprio Windows para os arcaicos (e necessários!) computadores.

E o problema não é só na rede corporativa, não. Em casa também demora em conectar. E, por vezes, demora tanto que eu tenho de ir aos ajustes e forçar a conexão, inserindo novamente a senha. Bizarro.

Primeiro, o Windows Phone deveria se manter conectado sempre e com mais facilidade. Gasta bateria; certamente gasta. Entretanto, essa é uma das funções de um celular inteligente — ou um “computador de bordo” pessoal, como diz um amigo meu. Segundo, deveria salvar as benditas das senhas! Por que diabos eu tenho que inserir manualmente uma vez que, no passado, já salvei a combinação de caracteres que dá acesso à rede?

O Windows Phone é um sistema jovem, ainda há de ser polido. E essas são algumas observações que a MS podia endereçar para os engenheiros responsáveis pela parte de conectividade do sistema. De nada.

Aos usuários de outros celulares com Windows, pergunto-vos: essa situação chata persiste por aí? Conte nos comentários deste artigo.

Abrindo Janelas é o microblog sobre dois editores que chegaram de supetão ao mundo do Windows Phone. Entenda o projeto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Aline De Queiroz Burgos

OLÁ,ESTAVA TENDO ESSE MESMO PROBLEMA,POSSUO UM 640XL,E BUSQUEI NA INTERNET,MAS SEM SUCESSO UMA SOLUÇÃO.
ENTREI NO MEU ROTEADOR QUE É UM INTELBRAS 1000 E ENTREI EM GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS E MARQUEI A PRIORIDADE DA VELOCIDADE COMO ALTA,ESTAVA EM NORMAL E TAMBÉM MARQUEI AS OPÇÕES IP FIXO E DMZ.DEPOIS DISSO NÃO DESCONECTOU MAIS E CONECTA MAIS RAPIDAMENTE A QUALQUER REDE,SEM FALAR DA CONEXÃO QUE MELHOROU MUITO.
ESPERO QUE AJUDE.

da3m0ns.mp4
AQUI RESOLVEU AMIGA VLW MESMO
Rafael Francisco
Pessoal para resolver isso só colocando o endereço MAC no roteador que você acessa em casa e ou no trabalho; Dois links para ajudar vcs a localizarem o MAC e outro é de como configurar; http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/03/veja-como-descobrir-o-endereco-mac-de-um-celular-windows-phone.html http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/03/como-limitar-o-acesso-internet-pelo-enderco-mac.html Fiz isso para resolver o problema no celular da minha mãe e resolveu, espero ter ajudado;
Bárbara Pinto Wives
Tenho um 830 e em algumas redes wi-fi ele simplesmente não consegue conectar. Muito ruim.
Vita Lagnado

o lumia 640xl apresentou o mesmo problema conecta e nao navega e algo no >>>OS<<< TENHO OUTROS SMART PHONES ANDROID TENHO TABLET ANDROID TENHO COMPUTADORES RODANDO LINUX TOS OS >>OS <<< WINDOWS QUE TINHA TIREI.. E UM SISTEMA OPERACIONAL PROBLEMATICO , O PROBLEMA E QUE NAO CONSEGUI TIRAR O WINDOS 10 DO LUMIA PARA INSTALAR O LINUX TOUCH OU O ANDROID,...VOU ME LIVRAR DESSE PNONE E COMPRAR OUTRO, DESSA VEZ COM O >>OS<< ANDROID.......JA TENTEI DE TUDO E NAO NAVEGA, JA VOLTEI PARA PROGRAMACAO DE FABRICA 4 VEZES E NADA, O PROBLEMA ESTA NO >>>DNS<<< TIVE ESSE PROBLEMA NOS >>PCS<<< DESINSTALEI ESSE MALDITO W/10 E INSTALEI UBUNTU 16.04 E TODOS TODOS OS PROBLEMAS NO >>PC<< ACABARAM AGORA O PROBLEMA SO PERDURA NO LUMIA 640 XL......DES
DE QUE O >>>BILL<<< ABANDONOU A DIRETORIA DA MICROSOFT OS SISTEMAS OPERACIONAIS DA WINDOWS FORAM SO PIORANDO , UM PIOR QUE O OUTRO....

Vita Lagnado
o lumia 640xl apresentou o mesmo problema conecta e nao navega e algo no >>>OS<<>OS <<>OS<>>DNS<<>PCS<<>PC<>>BILL<<< ABANDONOU A DIRETORIA DA MICROSOFT OS SISTEMAS OPERACIONAIS DA WINDOWS FORAM SO PIORANDO , UM PIOR QUE O OUTRO....
Pierre Gonçalves

Acontece o mesmo com meu WinPhone, do nada ele perde o sinal e, a partir desse momento só conecta no dia e na hora que ele quiser. Isso é horrível, falha grotesca!

David Braga
o meu lumia 625 tambem esta uma droga, nao conecta no wifi por nada. a firmware dele era da claro, agora coloquei a original da nokia sem vinculo com nenhuma operadora mas continua a mesma merda. decepcionado com a nokia, deveria ter pego o sansung mesmo.
leonardo alves
O ,eu é o 532, antes era normal usava o wifi e tudo, mais do nada agora o wifi só pega se for literalmente do lado do roteador.
Emerson Lima
Para reiniciar sem ter que desligar, Rodrigo, aperte por uns 15 segundos ao mesmo tempo as teclas de destravar e volume (-).
Emerson Lima
Estou com o mesmo problema no meu Lumia 920 depois que virou 8.1.
Marcos José
ta igual o meu entao
Marcos José
meu lumia 630 conecta no wifi mas nao navega
Angélica Brabec
Bem, eu não sei se vai resolver com o Lumia de vcs, o meu é o Lumia 630 Dual e a internet é GVT. Então depois de muitas tentativas, desligando e ligando o moldem, desligando e ligando o celular, o danado do aparelho só pegava a conexão do roteador wireless mais distante da casa e o sinal ficava muito fraco a maior parte do tempo. Sem esperança resolvi fazer o backup e restaurar a configuração de fábrica (o que não era necessário, depois eu percebi). Para encurtar a historia vamos lá: se o seu provedor é a GVT para entrar na pagina de configurações, vá no seu navegador de internet e na barra de endereços coloque os seguintes números: 192.168.1.1 digite login e senha, Usuario: admin - Senha: gvt12345 - Abra a pagina "Configurações" e selecione "Rede Local" na aba "DHCP", vá para a caixa do formulário "Selecione o dispositivo", escolha a opção: "Adicionar um endereço MAC" (lá no final da listagem). Agora vc precisa do endereço MAC, então no seu celular em "Configurações => Sobre => Mais informações" encontre e anote o "Endereço MAC", volte para a pagina da GVT e o copie no campo "Endereço MAC", (os números MAC vem com um traço "-" separando eles, substitua por dois pontos ":" ). Em "Endereço IP" no ultimo campo disponível insira numero(s) que ainda não foram utilizados na "Tabela de Dispositivos Registrados" que está abaixo. Salve a pagina. Quando o celular reconhecer sua conexão, coloque a senha da rede e pronto. Espero que funcione para vcs. Boa sorte e desculpem se não ficou tão claro para vcs quanto eu gostaria.
Júnior Nascimento
Pronto ! é o meu caso. Conecto 1x depois desconto e não consegue se conectar mais!
Exibir mais comentários