Já existem diversos meios de acessar uma versão offline da Wikipedia, seja por aplicativos para desktop, suas respectivas versões para celular ou até em DVDs vendidas por empresas afiliadas à conhecida enciclopedia online. Mas todas elas falham em um aspecto: não oferecem todos os artigos disponíveis, algumas mal chegam a 2 mil deles. Ontem a própria Wikipedia anunciou que resolveu esse problema, disponibilizando toda a enciclopédia em um arquivo gigante de 9,7 GB.

Para criar o arquivo a organização usou o formato OpenZIM, que é um tipo de formato de compactação “especificamente criado para compartilhar conteúdo Wiki”, dizem eles. Disponibilizar esse arquivo em um servidor, obviamente, explodiria todas as cotas possíveis, então a Wikipdia lançou a coletânea por meio de um torrent que você pode baixar aqui.

Dentro desse arquivo estão apenas os artigos em inglês da Wikipedia (ao menos os criados até janeiro desse ano) e sem as imagens disponíveis na versão online. Para se ter uma ideia, se apenas as miniaturas de imagens dos artigos fossem adicionadas o tamanho final do arquivo seria de mais ou menos 100 GB. Mas estão incluídas nesse arquivo todas as listas, tabelas, citações e fórmulas matemáticas. Então é bem completo e suficientemente ilustrado.

Erik Moeller, da Wikipedia, especificamente cita no post do blog oficial que essa versão offline do site vai ser bastante útil durante um apocalipse zumbi. Eu acho que ele foi tendencioso para os zumbis e esqueceu que a possibilidade de ataque alienígena é algo igualmente provável.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Nisso eu concordo. As vezes eu esqueço que o mundo é formado por dumbusers. Mas pense pelo lado bom, nós seres superiores estamos preparados. Isso vai ser ótimo para acabar com a orkutização também.
@LBKatan
Putz! Não consigo fazer um comentário curto!!! Acho que vou escrever um nascimento de Apocalipse Zumbi no RJ. =D
@LBKatan
Tô calmo, hehehe. É que não consegui fazer nada menor que isso. =S Mas, mesmo tendo todos esses elementos juntos, além de não sabermos como o vírus funcionaria (depende da plataforma, dos desenvolvedores, do público alvo...), a velocidade de propagação é muito grande em lugares populosos. Imagina, no centro do RJ, ou de SP, um cara que começa a morder todo mundo. Ninguém sabe que aquele cara é um zumbi. Só parece um mendigo que está muito, muito mal. Até a polícia chegar, ou alguém espancar o pobre coitado, demora um pouco. Nisso, várias pessoas já estão infectadas com algo que elas não conhecem. Dependendo da velocidade do vírus e do metabolismo da vítima, aquelas pessoas se tornarão zumbis e começarão a morder outras nos hospitais. Isso SE forem para algum hospital. É um crescimento exponecial! Até as autoridades se ligarem, os leitores do Tecnoblog já terão matado muita carne podre. E mesmo assim, o crescimento continua. =D Até os militares agirem, até os direitos humanos permitirem que se mate zumbis, até os não-nerds descobrirem que só se mata acertando o cérebro... Bem, meus filhos vão crescer num mundo devastado. =S =D
Yangm
Calma, eu apenas falei sobre não resistir ao sol. Mas já que você comentou, veja só: você pensou em cada um individualmente, quando deveria ter pensando em todos juntos. Zumbis no sol sendo devorados por vermes enquanto despedaçam e são fuzilados por militares, etc.
@LBKatan
Seed pleaz! =D
@LBKatan
Se você olhar a imagem que está no post no blog oficial linkado lá em cima, você vai perceber uma coisa que eu também não tinha pensado: HTML! Dá pra criar "imagens" com isso. Algumas, pelo menos, como no caso da tabela periódica. =D
@LBKatan
Realmente eu não tinha lido. Mas tudo aquilo ali pode ir por água abaixo simplesmente se o vírus não matar as pessoas. Se ele apenas tomar o poder do cérebro. E, mesmo matando, muitas coisas ali ficam sem muito embasamento ou utilidade. 7 - Zumbis tem muitos predadores naturais Até os vermes subirem no Zumbi e começarem a comer, você já está morto. Isso desde que a carne dos zumbis realmente apodreça e seja saborosa para os desejos dos vermes, o que não tem comprovação até agora. 6 - Zumbis são sensíveis ao calor Tudo bem que eles apodreceriam rápido sob o Sol, mas daí até explodir vai ser bem complicado. O apodrecimento pode liberar os gases produzidos, já que as paredes do intestino estarão, assim como o resto do corpo, podres. Ou você já ouviu falar de animais explodindo após a morte? Isso seria interessante =D 5 - Zumbis não curtem o frio Como assim "quando a água fica fria ela congela"?! Isso acontece quando ela atinge 0 ºC! E, se o vírus não faz o sangue circular, os bichinhos nem se movem! Então, pode ser que os zumbis sejam, afinal, quentinhos. 4 - Morder não leva a nada Se apenas os dentes entrarem em contato com a carne. Mas, todos sabemos, temos a saliva, e os zumbis têm um monte de merda podre na boca. Ou você acha que carne apodrecida em contato com a sua é só uma sujeirinha? 3 - Zumbis não podem curar seus ferimentos Tá aí a primeira coisa que faz sentido. Eles não se regeneram, já que estão apodrecendo. Mas, até ficarem inutilizados, pode demorar bem mais do que se imagina. Lembram das baratas sem cabeça? 2 - O relevo do planeta é desfavorável pra mortos vivos Isso é verdade. Mas até todos caírem de precipícios vai demorar um pouco. 1 - Nós temos armas \o/ WE HAVE GUNS!!! Mesmo sabendo que o humano é um bicho burro, que vai matar qualquer coisa que aparecer pela frente, gastar munição sem motivo, acertar o filho de algum xerife qualquer, se cagar de medo frente a milhares de bichinhos fofinhos devoradores de carne humana, acredito que nossa esperança está nas armas e em quem irá usá-las. E aqui encerro meu comentário. Até mais. =D
@LBKatan
Vamos trabalhar nisso. =D
@LBKatan
Tem programas que usam esse tipo de arquivo, justamente, pra ler Wikis, como o Kiwix (nome sugestivo...), que foi desenvolvido pelo mesmo cara que preparou esse arquivão da Wikipedia. Mais informações no post do blog oficial, que tá linkado ali em cima. =D
lorrangarcia
Aqui esta o leitor do formato : http://www.openzim.org/ZIM_Readers
Yangm
This http://www.zezumbi.com.br/2011/05/coisa-de-zumbi-7-motivos-cientificos.html
ErickXavier
Pare de jogar Minecraft, bro! Só nele é que zombi morre na luz do Sol ;)
@andrelinod
"...e sem as imagens disponíveis na versão online." "Então é bem completo e suficientemente ilustrado." Mas não tem imagens, como pode ser bem ilustrado?
Luis
São zumbis....não vampiros...
Marcus
Leiam o artigo da Wikipedia sobre Apocalipse Zumbi, lá têm referência ao alerta emitido pelo CDC e para uma tese acadêmica com explicações matemáticas sobre as possibilidade (existe).
Exibir mais comentários