Início » Arquivos » Internet » PDC 2009: Microsoft apresenta o Azure, sua plataforma de computação em nuvem

PDC 2009: Microsoft apresenta o Azure, sua plataforma de computação em nuvem

Avatar Por

azure 2_250px A PDC (Professional Developers Conference) é a Conferência de Desenvolvedores Profissionais que a Microsoft promove todo ano. Foi na PDC do ano passado que o Windows 7 foi apresentado pela primeira vez e agora que o novo sistema operacional já foi lançado, é a hora da Microsoft mostrar quais são seus caminhos para o futuro, e ela vai para as nuvens.

A Microsoft anunciou que sua plataforma de computação em nuvem, chamada Azure, será lançada no dia 1º de janeiro de 2010. Ela será gratuita pelo primeiro mês, mas os clientes passarão a ser cobrados a partir de 1º de fevereiro (e os preços você já viu aqui no Tecnoblog).

Para garantir que o Azure conseguirá agüentar o tranco e apresentar a capacidade, disponibilidade e escalabilidade que se espera de um serviço de computação em nuvem, ele será hospedado em 3 pares regionais de data centers bem separados geograficamente, para prevenir o caso de uma catástrofe regional comprometer o serviço.

A abordagem da Microsoft é um pouco diferente da sua maior concorrente no segmento de computação em nuvem. Ao contrário do Google, a empresa-mãe do Windows não vê a nuvem como um substituto do armazenamento e processamento local, mas sim como um complemento para enriquecer a experiência das “três telas”, que é como a Microsoft se refere à tríade de telas que permeia a vida das pessoas: computador desktop, TV e dispositivo móvel.

O Azure apresentará também o que é conhecido como “dados como serviço” através do projeto nomeado Dallas. Com ele, desenvolvedores conseguirão, através do Azure, aproveitar-se em suas aplicações de informações provenientes de uma variedade de fontes, como Associated Press, NASA, National Geographic, entre outras. [PCWorld]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson melo
Poxa,uma coisa nova,só não gostei do nome! Espero que dessa vez,seja uma coisa diferente,inovadora.