Desesperada ao ver que as pessoas não estão usando tanto os seus famigerados CDs para se conectar à internet, a AOL busca uma nova maneira de se manter viva de alguma forma. E ela parece ter encontrado uma: se livrar de alguns itens no seu portfólio de patentes em troca de dinheiro. A empresa anunciou hoje que vendeu grande maioria das suas patentes para a Microsoft.

A empresa diz que vai vender mais de 800 patentes para a gigante de Redmond em um acordo que vai trazer para os cofres da companhia um total de US$ 1,056 bilhão. Outras 300 patentes vão continuar com a AOL, mas as tecnologias relacionadas a ela serão licenciadas para a Microsoft de forma não-exclusiva.

Outro item curioso no acordo envolve a venda de uma fatia de participação em uma subsidiária da AOL. Segundo Peter Kafka do AllThingsD, essa subsidiária seria a Netscape, o que indica que a Microsoft acabou de comprar parte de um dos navegadores web mais antigos e famosos da internet. A marca Netscape, no entanto, permaneceria com a AOL.

Segundo o ReadWriteWeb, o conjunto de patentes está relacionado a diversos itens que devem ajudar a Microsoft na batalha da patentes contra o Google. Dentre elas estão 77 patentes relacionadas a busca na web, 80 relacionadas a interfaces de navegadores e 140 ligadas a comunicações online.

A compra deve ajudar a AOL a pagar as contas por um tempo e a Microsoft já deve ter em mente o que fazer com as patentes. Soa como um acordo do tipo Win-Win. No caso da Microsoft, Win-Windows.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@vivaorock_
Concordo em parte com o marcelo. Na prática sim, pra evitar que qualquer tenho seu facebook e fique bisbilhotando, você acaba sendo mais restritivo a quem adicionar. Mas isso é temporário, o tempo passa e os amigos de verdade às vezes eram meros colegas de escola que você via todo dia e que passados 6 meses não tem mais a menor importância. E você fica naquela dilema: excluo e deixo ele chatido ou deixo ele aí julgando a minha vida privada de fora? Alguns não ligam pra isso, outros muitas vezes excluem o seu perfil e fazem outro pra evitar esse colegas antigos. Acho que se a teoria do Google + um dia se provar verdade vai evitar boa parte desse tipo de problema. Falta só o Google começar a entender como funciona a prática, né?
Ronaldo Gogoni
O Netscape Browser (o nome atual) desde 2005 é desenvolvido em cima do Firefox.
Lucas
Tá igual o Firefox, isso sim.
Marcelo
Só eu que olhei pro Netscape e me lembrei da interface do Safari ?
Marcelo
Ok, o Google está um tanto "paranóico", com o "Social" , mas acredito que esteja no caminho certo, pois hoje me dia a maioria das pessoas não fazem nada sem pedir a opinião dos amigos, compartilha algum momento da sua vida, ou mesmo comentar o que seu amigo mais próximo postou, uma diferença que sinto entre o Google + e o Facebook é em relação a quem é seus amigos de verdade,não sei de que maneira isso ocorre, mas no Facebook a sua lista de amigo é realmente "Verdadeira" (pelo menos para alguns claro), já no Google+ isso é totalmente ao contrario, lembra-me o Twitter, que vc n tem "Amigos" e sim seguidores, e sem amigos de verdade a idéia de circulos se perde.
bawlaw
nããão.. acredito que naquela epoca ainda não existia essa coisa de patent troll tão forte como hoje..
caRIOca
Para mim o Google pedeu foi o foco, preocupado com tal Google+, deixando o bonde passar onde sempre foi melhor, em aquisição e mantendo o monopólio no que há de melhor na Internet, mas é claro que o gigante não irá ganhar sempre e quando resolver ganhar novamente, vai ganhar de lavada. Patente para quem não sabe, sempre foi e sempre será rentável. Os EUA e Canadá são potencias mundiais em parte, graças as mais 90% de patentes mundiais.
André
são patentes do tipo, abre, senta, defeca e dá descarga...
Guilherme Macedo C.
AOL está focada agora em publicidade. Não faz sentido manter isso no armário guardado.
Theo K. Silva
Se a Google estivesse se importando com isso, ela teria comprado essa bagaça toda aí da AOL. Mas vejamos no que isso vai dar!
Edmilson
E no fim quem pagará mais caro seremos nós os consumidores, é a vida empresarial.
ansc_shinji
E, finalmente, quase 20 anos depois, a MS conseguiu o que mais queria nos anos 90: o Netscape (ou pelo menos parte dele)
Luandersonn
O pior que ele vai mesmo, espere só começar a briga
Fabio
O Google está cagando e andando pra isso kkkkkkkk
Turdin
Patentes relacionadas a busca: Digitar o termo no campo e clicar em pesquisar. Não duvido nem um pouco =p
Exibir mais comentários