AOL fatura US$ 1 bi vendendo patentes (e Netscape) para Microsoft

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Desesperada ao ver que as pessoas não estão usando tanto os seus famigerados CDs para se conectar à internet, a AOL busca uma nova maneira de se manter viva de alguma forma. E ela parece ter encontrado uma: se livrar de alguns itens no seu portfólio de patentes em troca de dinheiro. A empresa anunciou hoje que vendeu grande maioria das suas patentes para a Microsoft.

A empresa diz que vai vender mais de 800 patentes para a gigante de Redmond em um acordo que vai trazer para os cofres da companhia um total de US$ 1,056 bilhão. Outras 300 patentes vão continuar com a AOL, mas as tecnologias relacionadas a ela serão licenciadas para a Microsoft de forma não-exclusiva.

Outro item curioso no acordo envolve a venda de uma fatia de participação em uma subsidiária da AOL. Segundo Peter Kafka do AllThingsD, essa subsidiária seria a Netscape, o que indica que a Microsoft acabou de comprar parte de um dos navegadores web mais antigos e famosos da internet. A marca Netscape, no entanto, permaneceria com a AOL.

Segundo o ReadWriteWeb, o conjunto de patentes está relacionado a diversos itens que devem ajudar a Microsoft na batalha da patentes contra o Google. Dentre elas estão 77 patentes relacionadas a busca na web, 80 relacionadas a interfaces de navegadores e 140 ligadas a comunicações online.

A compra deve ajudar a AOL a pagar as contas por um tempo e a Microsoft já deve ter em mente o que fazer com as patentes. Soa como um acordo do tipo Win-Win. No caso da Microsoft, Win-Windows.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados