A empresa de segurança norte-americana NQ Mobile descobriu o primeiro malware para Android capaz de modificar a inicialização do sistema operacional. O aplicativo era uma variante do DroidKungFu, malware que atacava donos de dispositivos com Android a partir da versão 2.2 e transformava smartphones em robôs, fazendo com que invasores possam executar qualquer tarefa remotamente.

A variante, chamada de DKFBootKit, requer acesso root para funcionar — este é o motivo pelo qual você não deve dar privilégios de administrador a qualquer aplicativo desconhecido. O malware adiciona um código no boot do Android, é copiado para o diretório /system/lib e modifica ferramentas essenciais do Linux, como o ifconfig e o mount, responsáveis por controlar a placa de rede e as partições do HD, respectivamente.

Tente piratear um aplicativo de US$ 5,99 e ganhe uma bela surpresa.

O aplicativo malicioso prometia licenciar ilegalmente a versão Premium do ROM Manager, software (muito útil) que gerencia e instala ROMs no Android, além de fazer um backup completo dos dados do smartphone para evitar que o dono tenha um ataque cardíaco caso uma ROM instável transforme o aparelho num tijolo. A NQ Mobile, no entanto, não descarta variações que desbloqueiem versões pagas de jogos famosos, algo que já aconteceu no passado.

Para não sofrer com o problema, vale o bom senso: não instalar aplicativos de fontes não confiáveis e pensar duas vezes antes de tocar no botão Allow do aplicativo Superuser. Afinal, a quantidade de malwares disponíveis para um sistema depende da popularidade dele.

Atualização às 12:34 | O texto tratava os termos malware e vírus como sinônimos, palavras que na verdade representam conceitos diferentes, como explicado pelos leitores Patrik e @wribeirojr nos comentários. O artigo foi alterado para refletir essa informação.

Com informações: BR-Linux.org.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gewissen Des Fraktale Einfluss
O Sistema Android só se torna viável com acesso ROOT. Se usar ele bloqueado só vais ter instabilidades operacionais. Tive meu telefone "Brickado" 2 vezes, durante um processo de backup (na 2a vez ele literalmente QUEIMOU minha memória interna). Se você quer algo que funcione, vá para o APPLE OS ou o Symbian (Nokia antigos). O resto é enganação...
@CarlosRobertoj7
PqP gente sem serviço tinha q criar um virus pra colocar com todo carinho no centro bem no olho do k#¨%* deles
Yangm
Sempre fiz isso por motivos de memória. Na 2.1 era só app na memória interna e acabou. Hoje faço isso para evitar que ele fique lento. Quando tiver um Android de gente vou fazer isso pelos malwares.
#Recruta
"Ah, mas isso é facil, é só não deixar a tia RUTE meCHer no Celular"
Rennan Alves
"Não se pode confundir Vírus de computador com Malware". #facepalm
@AntonioVeras
Verificar comentários. Você está fazendo isso certo. Sempre faço isso. Mas parece que as pessoas só querem do jeito fácil e sem custos. E olha que o custo é baixíssimo.
Thiago Leite
Esse problema chamado Usuário infesta todas as plataformas
@Cobalto
Eu também nunca fui assaltado à noite na rua, e não conheço ninguém que tenha sido. Logo, o problema é das pessoas que andam a noite na rua e conseguem ser assaltadas. Percebe?
@cobalto
Sim, a questão é: A frase "basta não instalar o superuser no celular" é mentirosa. Apenas isso que eu estava lembrando o nobre colega do comentário anterior.
Otton Moura
Mesmo instalando apenas aplicativos do Market (Google Play), todo cuidado é pouco. É importante sempre verificar os comentários e avaliações de outros usuários. Não evita 100% os Malwares, mas já ajuda muito.
Gabriel
Pelo mesmo motivo que falaram do "vírus" de Mac OS X, ou seja, briguinha de fanboys. Pior que para pegar isso tem que ser root, imagino que o público alvo sejam aquelas mesmas pessoas que perguntam como faz para hackear a senha do Facebook do amigo.
Turdin
Você é livre para instalar o virus que quiser, esse é o ponto!
Rodrigo Fante
No windows 7 ainda existe problema de vírus?
Dennis A.
Muito parecido com aquele "quase vírus" que passou pela super rigorosa inspeção da Apple e estava na AppStore durante algum tempo, provando que por mais que você ache seguro, sempre pode dar merda. O melhor antivirus é o conhecimento, independente da plataforma.
@mau_mesquita
I see what you did there... :D
Exibir mais comentários