Impressionante app de Facebook recria sua timeline de um jeito diferente (e ainda faz vídeo)

A Year in the Like foi produzido pela Edelman por encomenda da Microsoft.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Funciona baseado em Flash

Diretamente dos laboratórios da agência de publicidade Edelman Digital, chega ao Facebook um aplicativo desenvolvido para a Microsoft que promete modificar o jeito com que você enxerga a sua linha do tempo. Eles conseguiram inventar uma maneira diferente de exibir os posts, atualizações, fotos etc. mais interessantes postados no seu Facebook ao longo dos últimos 365 dias.

Chamado de A Year in the Like, o aplicativo requer acesso a todos os dados referentes à sua movimentação no Facebook. Uma vez que a autorização é concedida, o sistema embutido nele verifica quais foram os posts seus comentados por amigos, parentes, familiares e afins no último ano.

Pode demorar, inclusive, para ver o resultado.

“Você está convidado a olhar para trás no seu ano de uma maneira completamente diferente — através dos olhos de seus amigos e familiares”, avisa a mensagem enquanto os dados vão para os servidores da Microsoft. Em seguida, o aplicativo carrega fotos enormes da sua linha do tempo, com direito a comentários dos seus amigos flutuando pela tela em ordem cronológica (tem uma linha do tempo “convencional” no rodapé que serve de navegação). Para saber de que se trata cada um deles é só clicar e descobrir de onde vem aquela mensagem. Qual o contexto, qual o histórico…

Os filtros do aplicativo servem para decidir quais atualizações o usuário quer ver, entre fotos, vídeos e texto mesmo. Também dá o poder de escolher se a visualização será das atualizações “mais populares” na rede social ou todas, sem restrições. Também dá para definir se os comentários a serem exibidos são de todo mundo, de amigos próximos, ou de gente que faz parte de um grupo específico do Facebook.

Personalização é o menor dos problemas para quem utiliza o aplicativo.

No fim das contas o A Year in the Like ainda cria um vídeo com as fotos, os comentários e uma música bonita de fundo. Nele você vê suas fotos, com comentários pertinentes (por vezes nem tanto) dos amigos de uma maneira bacana que muito me agradou. E, já que estamos falando de um aplicativo social, nada mais justo que compartilhar o vídeo finalizado no Twitter ou Facebook com apenas um clique.

Vídeo gerado pelo aplicativo de Facebook

Gostei de ver a Edelman Digital produzindo uma peça de software tão interessante. Claro que, para chegar nesse resultado, contaram com uma carteira recheada de dinheiro vinda diretamente da Microsoft.

A propósito, o aplicativo foi lançado porque a MS chegou ao primeiro milhão de “amigos” no Facebook. O aplicativo para Facebook está em inglês. Não consegui confirmar com o pessoal da Edelman no Brasil se teremos uma versão dele em português.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados