Início » Arquivos » Internet » Impressionante app de Facebook recria sua timeline de um jeito diferente (e ainda faz vídeo)

Impressionante app de Facebook recria sua timeline de um jeito diferente (e ainda faz vídeo)

A Year in the Like foi produzido pela Edelman por encomenda da Microsoft.

Avatar Por

Diretamente dos laboratórios da agência de publicidade Edelman Digital, chega ao Facebook um aplicativo desenvolvido para a Microsoft que promete modificar o jeito com que você enxerga a sua linha do tempo. Eles conseguiram inventar uma maneira diferente de exibir os posts, atualizações, fotos etc. mais interessantes postados no seu Facebook ao longo dos últimos 365 dias.

Chamado de A Year in the Like, o aplicativo requer acesso a todos os dados referentes à sua movimentação no Facebook. Uma vez que a autorização é concedida, o sistema embutido nele verifica quais foram os posts seus comentados por amigos, parentes, familiares e afins no último ano.

Pode demorar, inclusive, para ver o resultado.

Funciona baseado em Flash

“Você está convidado a olhar para trás no seu ano de uma maneira completamente diferente — através dos olhos de seus amigos e familiares”, avisa a mensagem enquanto os dados vão para os servidores da Microsoft. Em seguida, o aplicativo carrega fotos enormes da sua linha do tempo, com direito a comentários dos seus amigos flutuando pela tela em ordem cronológica (tem uma linha do tempo “convencional” no rodapé que serve de navegação). Para saber de que se trata cada um deles é só clicar e descobrir de onde vem aquela mensagem. Qual o contexto, qual o histórico…

Os filtros do aplicativo servem para decidir quais atualizações o usuário quer ver, entre fotos, vídeos e texto mesmo. Também dá o poder de escolher se a visualização será das atualizações “mais populares” na rede social ou todas, sem restrições. Também dá para definir se os comentários a serem exibidos são de todo mundo, de amigos próximos, ou de gente que faz parte de um grupo específico do Facebook.

Personalização é o menor dos problemas para quem utiliza o aplicativo.

No fim das contas o A Year in the Like ainda cria um vídeo com as fotos, os comentários e uma música bonita de fundo. Nele você vê suas fotos, com comentários pertinentes (por vezes nem tanto) dos amigos de uma maneira bacana que muito me agradou. E, já que estamos falando de um aplicativo social, nada mais justo que compartilhar o vídeo finalizado no Twitter ou Facebook com apenas um clique.

Vídeo gerado pelo aplicativo de Facebook

Gostei de ver a Edelman Digital produzindo uma peça de software tão interessante. Claro que, para chegar nesse resultado, contaram com uma carteira recheada de dinheiro vinda diretamente da Microsoft.

A propósito, o aplicativo foi lançado porque a MS chegou ao primeiro milhão de “amigos” no Facebook. O aplicativo para Facebook está em inglês. Não consegui confirmar com o pessoal da Edelman no Brasil se teremos uma versão dele em português.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Rodrigo
como acesso o app?
@LBKatan
Por não usar muito o faceboook, o meu criou rapidinho =D Gostei, e ainda ficou bem legal na interface Metro =D
Almy
nossa sera que finalmente acharam utilidade pra timeline? Por que eu acho um lixo...inclusive achei ate um tutorial pra retirar ela do facebook http://naoacredito.blog.br/2012/03/facebook-antigoveja-como-voltar-pra-ele-e-remover-a-linha-do-tempo-timeline/
Fer
Não!
Fer
Incrível a hipocrisia de reclamar disso usando o Chrome!
luizalbertotj
Pelo APP do Facebook não da pra marcar, mas pelo hub de fotos nativo do Windows Phone dá tranquilamente ;-)
Gabriel Arruda
Sim, eu comprei um Windows Phone porque é um sistema que funciona muito bem, muito melhor que meu Milestone 2 com CyanogenMOD, porque com a ROM stock prefiro nem comentar sobre. EU prefiro um aplicativo/sistema enxuto que faz bem o você precisa de maneira eficiente do que um aplicativo cheio de recursos, mas mal desenvolvido que você só usa "obrigado".
ledark
Me senti um forever alone total ao receber essa mensagem: "Oops , seems like you don't have any content to display. Sorry" T.T
Arthur Amorim
e sobre essa parada de “por enquanto isso e isso, mas tem futuro!” é o mesmo que aconteceu com iOS e o Android. Ou ninguem lembra que o iOS não tinha copiar e colar por exemplo. Que o Android não deixava instalar apps no cartao, e que não tinha roteador wifi. As coisas vão evoluindo. O Android e o iOS tem 5 anos de vida, o Windows Phone tem menos da metade. Eu estou apostando que com a chegada do Windows 8 muita coisa vai mudar. O sistema vai amadurecer bastante.
Arthur Amorim
Desculpa, mas faz tempo que não pego num Android nem num iDevice, mas dá para marcar pessoas em atualização de status nos apps oficiais do Facebook?? Quando eu usava meu iPod e meu HTC Magic, eu não lembro dessa função. Nas novas atualizações isso é possivel?? Vlw!!
Gabriel
Acho ele bem legal também, mas não consigo marcar as pessoas nas postagens que é algo bem básico. Entretanto, quando se trata de Windows Phone, a fase é sempre a mesma: "por enquanto isso e isso, mas tem futuro!" :(
Pedro
Acabei de usar o aplicativo. SENSACIONAL! A criação do vídeo é muito boa! To até espantado. Ultimamente a Microsoft só tem acertado.
Arthur Amorim
3 - Usar serviços do Google. A divulgação neste caso é de forma 'involuntaria'.
Arthur Amorim
3 - Usar serviços do Google.
Gaba
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... pois agora!!! E o pior é que sabemos disso, mas continuamos usando!
Exibir mais comentários