A resposta não poderia vir em melhor hora. A um dia de possivelmente anunciar corte no número de funcionários (dizem os rumores; nada oficial), o Yahoo recebeu nessa terça-feira um ofício do Facebook respondendo as acusações de que utiliza patentes sem a devida autorização. E mais: a rede social ataca de volta dizendo que o portal de internet também tem produtos com patentes de outrem.

De acordo com a Wired.com, a resposta do Facebook chega em forma de uma nova ação. Em direito processual isso se chama “reconvenção” e, na prática, faz do réu anterior o autor da nova ação (sem entrar em detalhes sobre o assunto jurídico, naturalmente). A rede social diz que o Yahoo infringe suas patentes nas áreas de tagueamento de fotos, geração de manchetes em feeds, busca e publicidade na rede.

“Nós dissemos que nós defenderíamos vigorosamente contra a ação do Yahoo. Hoje nós registramos a nossa resposta bem como um pedido de reconvenção contra o Yahoo por infringir dez patentes do Facebook.” — Disse Ted Ullyot, conselheiro-geral do Facebook.

O Yahoo e o Facebook já tiveram uma relação muito mais intensa, com direito ao portal de internet integrando seus serviços à rede social. Nos últimos tempos parece que o casamento azedou, chegando finalmente a essa briga judicial que promete se arrastar na justiça americana ainda por algumas semanas.

No momento é necessário esperar que o Yahoo dê sua resposta para que o processo continue. E nós acompanhamos aqui, de camarote, a mais uma briga envolvendo empresas de tecnologia. Conforme o Rafael Silva, editor do TB, sugeriu no mês passado: prepare sua pipoca porque o show está só começando!

Com informações: Wired.com Epicenter

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Aisha Hashmi
you are in point of fact a good webmaster. The website loading velocity is incredible. It sort of feels that you are doing any unique trick.and My name is Naveed
Marcelo
Dorgas eu tinha visto elas em um site do US, vou ver se acho novamente, mas posso lhe acessegurar que são patentes "Vitais" para o funcionamento do Facebook, vai desde de Feed de notícias a publicidade direcionada, se n me engano la por 2000/2006 o Google teve que pagar ao Yahoo! por usar uma das patentes de publicidade.
@LBKatan
E até agora eu não sei quais são as patentes. Não dá pra concluir nada sem isso. Vou ter que esperar a resolução(?) da justiça. =/
@LBKatan
Eu logo em várias coisas pelo ~face~, pelo twitter, pelo google e talz. Mas logar no e-mail usando outra coisa que não seja o próprio login? Posso parecer bobo, mas não confio.
Gaba
Era união parcial...
Tiago Celestino
Eu só acho que o Y! apelou demais. Invés de processar para ganhar uma grana em cima do Facebook, que é a menina dos olhos de mel de Wall Street, porque não fizeram um acordo? Era mais simples. Pra mim, esse processo vai durar muito tempo.
Marcelo
Na minha opinião o Yahoo!ainda ganha essa, está claro que o Facebook vai fazer de tudo para não perder em um processo judicial, logo quando vai se lançar no mercado de ações, se eles estivesem corretos não teriam saido correndo atrás da IBM para comprar patentes, aqui na minha terra isso se chama medo e vingança, e pelo jeito o pessoal anda comendo o prato fervendo.
Uendry Ramos Maia
Infelizmente, isso é culpa exatamente dos EUA, que fizeram com que as patentes ficassem cada vez mais absurdas. Enquanto o órgão de lá que cuida desses registros não se reformular - vontade que tem que vir de cima, se é que me entendem -, esses problemas serão cada vez mais comuns. É bem como disse o final do texto mesmo, isso está apenas começando...
Vinicius Valente
Que droga! :/ Agora, nós usuários do Yahoo, corremos o risco de perder o recurso de poder logar-se no e-mail usando o Face :/ Eu só uso o Yahoo por essa facilidade :/
Yangm
Será que vai ter separação de bens?
Ian Filipe
Nossa, a internet está agitada!