Início » Arquivos » Internet » Wikipédia terá primeiro escritório no Brasil

Wikipédia terá primeiro escritório no Brasil

Por

A Wikipédia em português será melhor e mais ativa se os planos da Wikimedia Foundation derem certo no país. A recém-contratada consultora da fundação no Brasil, Oona Castro, deverá trabalhar junto com a comunidade de colaboradores da enciclopédia livre e estruturar nos próximos seis meses o novo escritório no Brasil, em local ainda não definido — provavelmente em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

De acordo com a Folha, a atual consultora já trabalhou em projetos semelhantes. Durante quatro anos foi diretora executiva do Overmundo, um instituto responsável por promover o acesso ao conhecimento e à diversidade cultural no Brasil. Para passar pelo processo seletivo da enciclopédia, uma das perguntas foi “Por que a comunidade de editores da Wikipédia em português não cresce no Brasil e quais as áreas prioritárias que devemos focar para gerar um crescimento?”. Eu não saberia responder.

Se você doou para a Wikipédia, está ajudando a manter o escritório no Brasil.

O escritório provavelmente será aberto em São Paulo, mas o Rio de Janeiro também está nos planos, especialmente considerando os próximos grandes eventos que acontecerão na Cidade Maravilhosa, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O plano inicial, no entanto, é manter o escritório por apenas dois anos e com uma equipe pequena, de quatro ou cinco pessoas.

Como diretora da Wikimedia Foundation no Brasil, Oona Castro deverá fortalecer a comunidade, que não anda lá aquelas coisas. Em março de 2011 a Wikipédia possuía 90 mil colaboradores, mas o número vinha diminuindo a cada mês, o que é até compreensível, já que não há muito para onde crescer em número de artigos. O dicionário Wiktionary e o repositório de mídia Wikimedia Commons também deverão ser beneficiados com o novo escritório.