60% dos usuários já rodam última versão do iOS

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Enquanto os fabricantes de smartphones e tablets com Android correm para atualizar o software de seus inúmeros aparelhos (ou não), para a Apple o trabalho é bem mais fácil. Como possui basicamente três gadgets com iOS — iPad, iPhone e iPod Touch — e produz tanto o software quanto o hardware, em questão de horas ou dias a maioria dos dispositivos recebe a atualização. Um desenvolvedor confirma: 61% dos usuários já rodam o iOS 5.1.0.

O estudo não considera todos os usuários da plataforma, mas fornece uma boa amostragem para termos ideia de como andam as atualizações no iOS. O desenvolvedor do Audiobooks, David Smith, colheu algumas estatísticas relacionadas às versões utilizadas por seus clientes. O Audiobooks é um gerenciador de livros em áudio para iPhone, iPad e iPod Touch, com cerca de 100 mil downloads por semana.

Duas semanas, 61% de adoção.
Considerando somente os aparelhos com atualização over-the-air, 77% rodam o iOS 5.1.0.

Duas semanas após o lançamento do iOS 5.1.0, no dia 6 de março, 61% dos usuários já adotaram a nova versão. Versões anteriores a 5.0 são representadas por apenas 21% dos usuários do Audiobooks. É um grande contraste se comparado com os dados oficiais divulgados pelo Android, onde apenas 1,2% rodam a versão 4.0.3 e a esmagadora maioria (95,1%) está na versão 2.3.7 ou anterior.

As atualizações over-the-air facilitaram muito a rápida adoção das versões mais novas. Tanto é que, considerando apenas os usuários do iOS 5, a porcentagem de aparelhos com a última versão sobe para 77%. É uma pena que os fabricantes Android não utilizem o mesmo modelo da Apple. Manter sistemas desatualizados força o usuário a comprar novos aparelhos e dificulta a implementação de novos recursos nos aplicativos, atrasando o desenvolvimento do ecossistema do Android. Quem lembra do Internet Explorer 6?

Com informações: GSMArena.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados