Direto do Samsung Fórum no Peru – Vira e mexe nós publicamos notícias sobre lançamentos de notebooks no Brasil. Vira e mexe a companhia – não importa qual – é acusada de copiar o design que a Apple emprega em seus produtos. Hoje, para elucidar um tanto dessa história, eu conversei sobre o assunto com Tony Firjam, diretor de vendas e marketing de TI na Samsung. Ele diz que a companhia sul-coreana não copia os produtos da maçã.

O assunto chegou quando a gente falava sobre os produtos da Série 5 e Série 9 de notebooks da Samsung, anunciados hoje para o mercado brasileiro. Firjam se defendeu das acusações de cópia dizendo que a Samsung desenvolve seus produtos se baseando totalmente naquilo que o consumidor anseia. Por vezes, isso significa que a companhia bebe da fonte de outras empresas – concorrentes, na maior parte do tempo.

— A tendência de parte externa é feita em parceria com o consumidor. Não é cópia. Cada empresa lança seus próprios produtos. A partir daí, o mercado é aberto. Por muitas vezes, modelos de produtos ficam similares [em relação ao que a concorrência faz].

Notebook Série 5 Ultra

Já que o assunto estava nesse nível, eu não pude deixar de citar para Firjam que o recém-anunciado Série 7 Cronos utiliza carcaça em aço escovado e teclado iluminado, marcas registradas dos MacBooks da Apple (não que a empresa tenha sido a primeira ou a única a produzir esse tipo de equipamento, mas com certeza foi a que criou uma certa aura em torno dessas especificidades). O executivo respondeu que a Samsung analisa o comportamento do consumidor e desenvolve produtos que atendem a uma série de necessidades.

O teclado iluminado é necessário para tornar a escrita mais fácil em ambientes escuros; a carcaça em metal escovado funciona bem melhor. Ponto final, de acordo com Firjam.

Um ponto que o nosso editor-chefe Thiago Mobilon levantou na redação do Tecnoblog sobre o Série 7 Cronos (inclusive, ele fala isso no podcast) é o multitouch que, baseado no movimento de passar quatro dedos de cima para baixo no touchpad, faz com que o sistema ative o WinKey + Tab para mostrar os aplicativos abertos num ambiente tridimensional. Firjam diz que esse é um recurso do sistema operacional e que a Samsung não interfere nisso.

Essas são as respostas oficiais da Samsung acerca do assunto “cópia”. A empresa vem constantemente sendo acusada nos tribunais de utilizar ideias de outras empresas (você sabe de quem eu estou falando) em seus produtos. Dia a dia, os advogados da sul-coreana se defendem. Vejamos até que ponto.

Tecnoblog viajou para o Samsung Fórum em Lima, Peru, a convite da Samsung.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

[email protected]
So porque tu quer que a Sony Vaio se inspira nos Apple MacBook !
Gustavo
Alguem pode me dizer se os notebooks da Samsung são bons e duráveis. Agora sobre o Chronos 7, alguem ai já tem ele, pode me dizer o que acha?
@dmextremme
Baseado nessa visão a Wolkwagem copia outras marcas quando faz carros com 4 rodas? Os caras só estão seguindo uma tendência de mercado, se os caras querem notebooks em aço escovado, pra que é que a samsung vai usar plástico? Temos que regredir só porque outra pessoa faz isso? Hoje em dia, quase tudo se copia, e se melhora, é por isso que o mercado está o que está, mas se ficarmos comparando o tempo todo deixamos de evoluir.
Marcos
Tem como colocar um daqueles smiles de sorriso troll aqui? Essa é uma informação que merecia ser bastante trolleada! :D
Ramon Melo
13,3", 1,7kg, em torno de uns 20mm de espessura, feito em liga de magnésio, bateria de 6 horas. A câmera com sensor de movimentos funciona como o Kinect para arquivos de mídia. Thunderbolt não me interessa porque não tem quase nada que utilize essa interface, e o pouco que existe pode ser substituído com vantagens pelo USB 3.0 (que é universal e retrocompatível com as versões anteriores). Estou falando de um notebook comum mesmo, que oferecem muito mais desempenho do que esses ultrabooks inflacionados que a Intel está empurrando goela abaixo dos consumidores.
Jonatan
Comentário de Fanboy, blog de Fanboy...
Gaba
Tem um ou outro case, mas a empresa em si não!
@marlonassuncao
Imagina se não fosse cópia rsrs! Identico ao macbook air!
Gabriel Arruda
Esse é um ponto bom, a Apple sofreria mais para encontrar um fornecedor de peças para seus iDispositivos podendo inviabiliza-los em preço. Olha, não estou dizendo que a Samsung é ruim, certo? Ele é uma ótima fabricante de hardware e eletrônicos que está despontando agora com inovações como o Galaxy Note, TV controlada por gestos, mas AINDA não é uma empresa que manda no jogo de tecnologia, até porque ainda é um zero a esquerda em software. O Bada por exemplo, que tem de interessante naquilo? A Nokia tinha o Meego, a Palm o Web OS e a Microsoft chegando agora com o Windows Phone. Sistemas que não deram certo, mas tinham algo a mais para acrescentar, não um mais do mesmo. PS: O Windows Phone deve vingar ainda. Espero... O Galaxy SII é um ótimo exemplo do que é a Samsung. Não tem nada de muito inovador nele, mas é o melhor smartphone Android com quase um ano de vida, aposto que o SIII acabará com a concorrência pelo que anda saindo dos processadores Exynos. Entretanto, ainda será smartphone que não irá acrescentar nada a "idéia" de smartphone.
Gabriel
Não tenho interesse nenhum em mentir sobre isso, eu quero que o pessoal passe a pesquisar e parar de usar o senso comum. Você que está se enganando, porque a Sony é uma das que mais inflaciona o custo Brasil. Desculpe se não sei linkar, mas você pode dar uma olhada nessa reportagem do Gizmodo: Made in Brazil Você acha que a Apple cobra caro no Brasil? A Sony cobra bem mais Quantas polegadas seu notebook tem? Quanto pesa, espessura e material fabricado? Estou falando de ultrabooks, não de notebooks comuns. Se for para falar de recursos acessórios da Apple, é fácil: Thunderbolt, construção Unibody, bateria de 5 horas, roda Windows e Mac OS, trackpad de vidro...ah, e tem sensor de luminosidade também. Só não tem essa webcam com sensor de movimentos, poderia explicar o que é isso. Esse Series 7 é bom e acho que vale mais a pena que o MacBook Pro 15' ultra-inflacionado por aqui. Comentei no post que gostei, pode conferir. Só estou questionando a Samsung ser colocada no mesmo patamar das grandes que citei, seus hardwares são ótimos mesmo, mas ela não faz o mercado.
Ramon Melo
Ui, os applefags ficaram realmente irritados! Não fiquem assim, deixem os pobres coitados se divertirem também, nem todo mundo tem R$3500 para jogar fora assim como vocês! O resto do mundo tem orçamento limitado e não tem condição de gastar tudo isso só para aderir a uma marca.
Ramon Melo
Sem placa de vídeo dedicada, sem saída de vídeo VGA ou HDMI, sem bateria removível, sem USB 3.0, sem sensor de luminosidade ambiente, sem webcam com sensor de movimentos, tudo isso presente no meu Vaio que custou a metade do preço. Se vai começar a mentir, melhor mentir melhor. Esse Série 7 mesmo da Samsung custa mais barato que um Air do mesmo tamanho e está numa classe de produtos completamente superior.
Ramon Melo
Como não? Quem inventou as telas gigantes de celulares?
Ramon Melo
Você não sabe o quanto! Bateria removível, placa de vídeo dedicada, botões multimídia, saídas VGA e HDMI, quantidade decente de saídas USB, suporte USB 3.0/e-Sata, possibilidade de escolher entre Radeon/Geforce e Intel/AMD, tela 3D, leitor/gravador de Blu-Ray... a lista continua para sempre!
Paulo Roberto
Tão patenteando até genes genoma humano... Sou a favor da proteção de propriedade intelectual, mas tem patentes tão genéricas que prejudicam o mercado para o consumidor...
Exibir mais comentários