Início » Arquivos » Internet » Empresas pedem senhas do Facebook de funcionários; rede social diz que vai à justiça

Empresas pedem senhas do Facebook de funcionários; rede social diz que vai à justiça

Avatar Por

No começo do mês a rede de TV norte-americana MSNBC noticiou que algumas empresas, agências governamentais e universidades de todos os EUA vêm requisitando os nomes de usuário e senhas do Facebook de seus funcionários ou candidatos a vagas de trabalho, para “monitoramento da atividade online”. Na sexta-feira (23) a rede social anunciou que irá processar quem insistir com essa prática.

A emissora publicou em seu site que “candidatos a emprego no departamento prisional de Maryland foram requisitados a oferecer seus dados de acesso durante as entrevistas, e deixar que o entrevistador visse todos seus cliques, murais, fotos e amigos por trás da parede de privacidade”. Já a Universidade da Carolina do Norte tem um manual que orienta que “todos departamentos precisam ter um técnico ou administrador que seja responsável por ter acesso regular e monitorar as atividades online de seus subordinados”.

Você forneceria sua senha do Facebook para ir bem numa entrevista de emprego?

Ironicamente a mesma tática era realizada na ACLU — American Civil Liberties Union, ou União Americana das Liberdades Civis — que a afirma ter abandonado sua obrigatoriedade desde o ano passado. Hoje, afirma que a entrega dos dados é “voluntária”. De acordo com Melissa Coretz Goemann, diretora do órgão, “praticamente todos” os candidatos a vagas na ACLU cedem seus dados de bom grado aos entrevistadores, na tentativa de irem bem na seleção.

Na quinta-feira o Facebook anunciou que irá começar a mexer seus pauzinhos para acabar com essa prática. “[O comportamento] mina as expectativas de privacidade e segurança tanto do usuário quanto de seus amigos” e completa que os órgãos que insistirem em pedir dados de acesso poderão enfrentar ações na justiça.

A rede social diz que a prática é uma violação da Declaração de Direitos e Responsabilidades dos EUA e afirma que irá tomar todas medidas para “proteger a privacidade e segurança”, incluindo mobilização política. Além disso afirmou que dará apoio aos usuários que se sentiram injustiçados por um empregados, os auxiliando em ações judiciais.

“Os empregadores podem não ter as políticas adequadas e avaliadores capacitados para lidar com informações particulares”, explica Erin Egan, chefe de privacidade da rede social, que orienta seus mais de 800 milhões de usuários a manterem suas senhas para si próprios.

Com informações: MSNBC, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edson
O difícil é saber se a pessoa deu porque quis ou foi induzida ou obrigada a ceder sua senha, pois ficará a palavra de um contra a do outro. Agora, para os mais perspicazes, caso está prática aporte no Brasil, registrem tudo e futuramente tentem os meios legais para denunciar este tipo de prática caso venha acontecer.
alex
Opa... Querem dar uma olhada no meu guarda-roupa também? E naquela caixinha de papelão embaixo da cama? Quem sabe uma fuçada nas revistas do banheiro.... ah vá... Sr. entrevistador, não tenho facebook, tem mais o que fazer da minha vidinha inútil... ;-)
@gubah
Já inventaram o LinkedIn pra isso mesmo! hahaha
Yangm
Simples, passa a senha do feike.
Felipe Ferreira
Não seria mais fácil dizer que não usa Facebook?
ricardo
Na verdade o facebook gostaria de vender essas informações, e se o usuário passar os dados voluntariamente, isso mina os planos da empresa.
@AntonioVeras
Só passo a senha se no computador que eles forem usar não tiver nenhum torjan.
@trovalds
Primeiro as senhas do facebook, depois o que? Daqui uns dias vão querer as chaves da minha casa...
@LBKatan
Então, eu acho que login é algo completamente desnecessário, a não ser que o cara poste algo que não está visível a todos os amigos, coisa que, acredito, não é disponibilizada aos aplicativos. De qualquer forma, login e senha para contratar continua sendo palhaçada. =)
alberto
O Face ficou pucto porque essas pessoas estão dando os próprios dados de graça em vez de comprarem deles.
@LBKatan
Eu sei, era só pra constar mesmo. =) É que quando eu li "Erin" pensei logo em uma mulher. Depois vi seu comentário e fiquei confuso. Aí fui pesquisar e achei que seria injusto manter essa informação só pra mim. =P
Gaba
Pra que que se pega login nestes casos? Pra pegar informações importantes na hora da contração. E o que o facebook está liberando para o mundo inteiro, com essa nova política? Adivinha??? Heim Heim??? Justamente essas informações ¬¬
Gaba
É que dai eles não vão lucrar com isso :)
Gaba
Nem sabia... mas não muda em nada a essência do meu comentário..
@LBKatan
Uma namorada que tive já ficou revoltada porque não dei senhas de nada meu, imagina uma empresa qualquer. lol
Exibir mais comentários