Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Firefox 14 ganha visualizador de PDFs nativo

Firefox 14 ganha visualizador de PDFs nativo

Funcionalidade está disponível na versão Nightly e utiliza HTML5.

Por

Em 2010 o Google Chrome ganhou um visualizador de PDFs nativo, fruto de uma parceria com a Adobe, eliminando a necessidade de instalar um plugin adicional ou abrir o arquivo manualmente em um aplicativo à parte — muitas vezes pesado e cheio de falhas de segurança. Agora é a vez do Firefox seguir o mesmo caminho.

O recurso está programado para chegar ao grande público na versão 14.0 e já está disponível para testes pelos aventureiros de plantão. O visualizador é muito bem-vindo; além de deixar a tarefa de ler PDFs mais prática, diminui o risco de falhas de segurança, especialmente considerando que muitos usuários esquecem ou cancelam as atualizações do Adobe Reader, o software mais famoso do tipo. Com o plugin, a responsabilidade fica nas mãos da Mozilla e a atualização é feita automaticamente junto com as outras extensões.

Visualizador de PDFs nativo do Firefox

A extensão pdf.js utiliza recursos de HTML5 e JavaScript para renderizar os textos e as imagens do PDF. Como o arquivo é transformado em uma página comum, é possível utilizar o recurso de zoom do Firefox e pesquisar no conteúdo do arquivo com o atalho clássico Ctrl+F. O leitor também tem algumas funções legais, como uma listagem com as miniaturas das páginas do arquivo. Mas recursos um pouco mais avançados ainda estão faltando, como o preenchimento de formulários.

Se tudo correr bem, o Mozilla Firefox 14.0 com o novo recurso deverá ser lançado no mês de julho. Caso não queira esperar e nem instalar uma versão instável, baixe a extensão pdf.js no site de complementos do Firefox.

Com informações: gHacks.