Em maio do ano passado foi proposto um possível novo padrão para o SIM card, o chip responsável por conectar o seu aparelho de celular à rede de uma operadora. Esse novo padrão, chamado nano-SIM, foi proposto pela Apple e já teve protótipos produzidos no final do ano passado, depois de ter recebido bastante apoio das operadoras. Agora que ele está prestes a ser aprovado, a Motorola, Nokia e RIM decidiram que ele não é bom o bastante.

SIM normal, micro-SIM e nano-SIM posam para foto

A votação do novo padrão vai acontecer no ETSI, o instituto responsável pela padronização de itens de telecomunicação europeu, na semana que vem. Mas de acordo com o jornal Financial Times, as fabricantes dizem que vão ter que refazer seus aparelhos para acomodar o novo chip, que necessita de uma espécie de gaveta para ficar no lugar (parecido com o que a Apple já implementa nos seus iPhones e iPads e a Nokia no N9).

Além disso existe outro problema, envolvendo as patentes: a Apple seria dona do design do nano-SIM proposto, o que daria a ela total autonomiza e controle para disponibilizar o padrão para empresas por meio de uma licença, algo que não agrada as fabricantes. E nós também sabemos o quanto a Apple adora uma briga por patentes.

nano-SIM: 30% menor que o atual micro-SIM

No lugar do novo padrão criado pela Apple, a Nokia propôs um que foi acatado pela Motorola e RIM, mas que não conseguiu tanto apoio por parte das operadoras na Europa, mesmo que ele tenha “várias vantagens tecnológicas” sobre o design da empresa da maçã. Ainda assim, como a Nokia tem a maioria dos votos no ETSI, o novo padrão está longe de ser decidido.

A ideia era implementá-lo em novos celulares até o final desse ano. Mas essa disputa não parece que vai acabar acabar tão cedo e, por isso, essa estimativa pode ser jogada ainda mais para a frente.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Valeu, cara. Pensei que eu não tivesse ideias boas =P
Felipe Marinho
Só falta a GVT aí pra eu vomitar arco-íris. :)
Felipe Marinho
Sua idéia é fodástica cara.. Além de reduzir custos de fabricação do SIM, facilita a vida do consumidor. :)
Amaury
Devo dizer que estou rindo demais!!! Para que a Apple quer patentear um formato de SIM card? Simples para ganhar dinheiro em cima dos outros, mas o mais engraçado é que SIM card em IPhone só presta para utilizar internet visto que quem ja fez ligações naquele troço sabe o que estou falando!!!! heheheheheheh
Pedro
Vcs deviam pedir logo uma fogueira pra jogar nela todos que tenham uma opinião diferente da de vcs... O cara falou bobagem, mas que chatura hein...
@LBKatan
Vai acabar com aquela cena no centro do RJ: "CHIP DA TIM, DA CLARO, DA VIVO E DA OI!"
Jaciel
Dá raiva mesmo da Apple querer ser dona de tudo. As outras fabricantes estão certas em não aceitar isso. Sobre o nano-chip, provavelmente a vantagem dele seria a maior capacidade de guardar informações, pois facilidade de colocá-lo no aparelho, quanto menor o tamanho, mais difícil. Eu até estava pensando em me aventurar com um Apple esse ano, porém, a Motorola com o Razr e a Samsung com o Galaxy Note estão me chamando. Então a Apple vai continuar tentando lançar um aparelho que me chame a atenção.
Tiago C. Araújo
Uma única empresa querendo mudar o padrão de chips da telefonia móvel.... e para um padrão que ela mesma patenteou..... Isso esta me cheirando a m3%!... Porque o padrão não continua para o aprovado por 03 empresas ??? É a mesma coisa que uma única empresa querer obrigar todas as outras a mudar suas antenas de recpção de sinal da telefonia, só porque ela quer utilizar um diferente... e o melhor de tudo, como se a nova tecnologia de frequencia fosse patenteado por ela mesma.... HAhahahahahhaahhahahahaahhaaha. Palhaçada.
@LBKatan
Padrão de qualquer coisa na mão da Apple não é algo em que eu confio. Na mão das outras marcas também não. =P Tem que ser algo de fora, algo neutro.
@LBKatan
Eu ainda acho que poderia voltar à época sem sim cards. Foi bom surgirem para que pudessemos trocar, isso é fato. Mas eu acho que algo como um "login" seria bem interessante. Você quer trocar de número? "Login". Quer trocar de operadora? "Login". Quer usar mais de uma operadora no mesmo celular? Fácil: "login". =) Isso é uma ideia que eu tenho, que acho bem legal, mas não sei se todos gostariam. O que vocês acham?
Leodemelo
Por um Tecnoblog que tenha uma mãozinha vermelha apontando pra baixo nos comentários.
William Almeida
Talvez nem tivesse problema ser propriedade de outra empresa.. O problema é que estamos falando da Apple, eles patenteiam tudo o que é possível para tirar proveito depois, porque não tirariam vantagem do nano-SIM? Imagine se ele é decidido como padrão, todas as fabricantes são forçadas a fazer celulares compatíveis, as pessoas nem lembram mais que um dia já existiu o mini-SIM e então a Apple decide que é hora de cobrar pelo uso da invenção dela.. Pra onde correr?
Yangm
Ai vai ser preju para as operadoras, que deverão fabricar ambos durante a época de transição.
Yangm
Formado em PHD de porra nenhuma, bernaction, comenta sobre o que ele não sabe. Seu comentário transmite aos leitores toda a emoção de uma pessoa que defeca pelos dedos. Inexplicável sensação, ler um comentário de tão (hmmm vou ficar devendo um adjetivo que rime com ão).
David
E quem tem aparelhos(Modem,Tablet,celular) com micro SIM ou mini SIm o que vai fazer? Joga fora por que os fabricantes dos celulares não iram fabricar mais Micro ou Mini sim? Eu sei que a Tecnologia anda mas deveria ser mais devagar.
Exibir mais comentários