Início / Arquivos / Celular /

Apple, Motorola e Nokia brigam pela padronização do nano-SIM

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Em maio do ano passado foi proposto um possível novo padrão para o SIM card, o chip responsável por conectar o seu aparelho de celular à rede de uma operadora. Esse novo padrão, chamado nano-SIM, foi proposto pela Apple e já teve protótipos produzidos no final do ano passado, depois de ter recebido bastante apoio das operadoras. Agora que ele está prestes a ser aprovado, a Motorola, Nokia e RIM decidiram que ele não é bom o bastante.

SIM normal, micro-SIM e nano-SIM posam para foto

A votação do novo padrão vai acontecer no ETSI, o instituto responsável pela padronização de itens de telecomunicação europeu, na semana que vem. Mas de acordo com o jornal Financial Times, as fabricantes dizem que vão ter que refazer seus aparelhos para acomodar o novo chip, que necessita de uma espécie de gaveta para ficar no lugar (parecido com o que a Apple já implementa nos seus iPhones e iPads e a Nokia no N9).

Além disso existe outro problema, envolvendo as patentes: a Apple seria dona do design do nano-SIM proposto, o que daria a ela total autonomiza e controle para disponibilizar o padrão para empresas por meio de uma licença, algo que não agrada as fabricantes. E nós também sabemos o quanto a Apple adora uma briga por patentes.

nano-SIM: 30% menor que o atual micro-SIM

No lugar do novo padrão criado pela Apple, a Nokia propôs um que foi acatado pela Motorola e RIM, mas que não conseguiu tanto apoio por parte das operadoras na Europa, mesmo que ele tenha “várias vantagens tecnológicas” sobre o design da empresa da maçã. Ainda assim, como a Nokia tem a maioria dos votos no ETSI, o novo padrão está longe de ser decidido.

A ideia era implementá-lo em novos celulares até o final desse ano. Mas essa disputa não parece que vai acabar acabar tão cedo e, por isso, essa estimativa pode ser jogada ainda mais para a frente.

Com informações: Engadget.