Quando eu digo que a briga de patentes que a Apple vem criando contra o Android vai acabar criando um monstro, não é brincadeira. O último caso é uma empresa que está processando a Samsung e a RIM pelo uso de uma tecnologia de inserção de emoticons em imagens.

O processo está sendo movido pela empresa Varia Holdings LLC, em cima da patente americana 7167731, entitulada “Método de inclusão de emoticons e aparatos”. Ou seja, existe uma patente que obriga o pagamento de licença caso alguém queira criar uma forma mais simples de incluir emoticons em um texto. 🙁

Segundo a empresa, a Samsung e a RIM estariam infringindo a patente no ponto abaixo (tradução livre):

“Uma chave de entrada que, quando pressionada pelo usuário enquanto no modo de edição de texto, resulta na exibição de uma lista de emoticons para seleção pelo usuário.”

Não pode!

Na lista de dispositivos que usam essa tecnologia, a Varia cita o BlackBerry, o Samsung Galaxy Nexus e o Motorola Droid — muito embora, em teoria, qualquer outro dispositivo Android faça o mesmo. E o que a Varia está pedindo? Pouca coisa: o pagamento de uma quantia por danos contra a patente e que tanto a Samsung e a RIM não possam vender os dispositivos citados. 😐

Essa ação só mostra o quanto a briga de patentes é idiota e voltada apenas para garantir que algumas empresas ganhem dinheiro por se declararem donas de uma tecnologia ou processo. O registro de patentes foi originalmente criado para evitar que boas idéias acabassem sendo roubadas, mas o que vemos hoje é uma situação em que empresas correm atrás de registros apenas para impedir a venda futura de um produto ou o pagamento de dinheiro. 👿

De qualquer forma, emoticons fazem parte da própria cultura de comunicação pela internet e não é nada difícil imaginar que, caso mais patentes como essa comecem a aparecer, nós simplesmente digitemos cada emoticon manualmente ou criemos novos formatos além dos já batidos 🙂 ou 🙁 — basta ver os modelos usados na Ásia, existentes aos milhares e que expressam diversos tipos de emoção. 😀

Com informações: paidContent.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago C. Araújo
Não esqueça de mandar um e-mail para a APPLE pedindo que ela tome vergonha na cara e pague as patentes utilizadas e registradas pela Motorola.
Dekamaster
e que você aparentemente faz questão de ler
@LBKatan
Vou patentear a ideia de patentear. Rios de dinheiro $_$
@LBKatan
Ainda que seja, acho que não é justo eles terem de pagar pra falar sobre tecnologia, certo? Essa é a discussão aqui. Obrigado. =)
@LBKatan
Aí vem uma empresa chamada Apple Core, investe em uma empresa chamada Varia, que processa a Samsung por emoticons, que está processando a Apple por emoticons. LOL Mas a Samsung também tem uma patente tipo essa da Varia. Como fica?
Marcos
:( :D :) ;( ;)
Rodrigo Soncin
PATENTES ENTRAM EM CRISE EMOCIONAL As patentes não conseguem mais expressar suas emoções devido a um processo envolvendo emoticons. Suas emoções estão se acumulando dentro delas causando sérios problemas de ordem psicológica. "A risco de elas enlouquecerem, então todo tipo de invenções malucas podem acabar patenteadas, como tatuagens que vibram quando o celular toca". Explica Dr. Sigmund Ezpelicca, psicólogo da Academia Nacional de Patenteologia (Pa.N.Aca.). "Estamos tentando fazer com que elas utilizem memes em lugar de emoticons enquanto esta questão não é resolvida" Continua Dr. Ezpelicca. "O problema é que as patentes temem o uso excessivo do Trollface, e algumas temem ser forçadas a usar o Forever Alone". Pro enquanto tudo o que as patentes conseguem expressar é um Pokerface. Nem se quer conseguem expressar uma inovaçãozinha.
Zarohpyel Nefilim (@rodrigorsena)
O.O Medo!
@morgadaolinks
O fato é que a Samsung já tá processando a Apple -> http://tecnoblog.net/85897/samsung-processo-apple-emoticons/
Tio Z
1º Apple tambem responde processos por quebra de patentes, então ela está incentivando a criatividade "roubando" as ideias dos outros como você diz? Tem que ver isso ae... 2º Patentear o método de transofmar esterco em energia seria realmente um mérito seu. Patentear um processo que transforme algo em energia por reação quimica é ser genérico e idiota, o escrivão do escritório de patentes devia rir da cara do individuo e mandar ele catar coquinhos. Afinal, se ele te concede essa patente você poderia cobrar de MUITA gente sobre coisas que você nem sequer inventou mas usam o "seu" método. É isso que ocorre no ramo de tecnologia. O cara faz a patente o mais genérica possível para que englobe qualquer coisa remotamente parecida (ou não) e depois sai tentando cobrar geral. Antigamente para fazer dinheiro eu pensava que ou sendo político ou dono de igreja. Agora to vendo que criar patentes genéricas segue o mesmo caminho do dinheiro rápido.
paulorazia
:) :( :| :-) :@ :|
Carlos
Pois é. Meio que bastante possível né.
Carlos
Concordo em parte, para este caso em especial acho que você tem razão. Mas acho que as patentes deveriam ser menos genéricas, pois muitas são registradas com o intuito apenas de barrar uma evolução tecnologica que possa no futuro vir a ser incoveniente. Ou como o Paulo disse "apenas para impedir a venda futura de um produto ou o pagamento de dinheiro". É mais ou menos assim: inventei uma "bateria que usa os componentes A, B e C que duram 30 vezes mais", mas vou registrar como "bateria que dura mais" porque se alguem inventar uma melhor vai ter que me pagar. Não parece justo pra mim. Existem tambem casos de patentes que o requerente sequer sabe se aquilo pode ser implementado. Aí posteriormente uma empresa investe milhões em pesquisa para descobrir que tem que pagar pra ele. Quem realmente foi lesado nessa história? As regras para registro de patentes deveriam ser revistas, exigindo mais especificidade e quem sabe exigir alguma documentação comprovando que realmente produzi (calculei, desenhei, moldei, etc) o que quero patentear.
@arlyssb
"É o mesmo caso. Acho que a Apple está incentivando a criatividade! Quer uma coisa diferente? Sem ser registrada ou patenteada? Faça você mesmo!" Igual a Apple faz, inovando com a central de notificações... OH WAIT!! ELA COPIOU A IDEIA DO ANDROID... Mas tipo, a Apple nem tem nada a ver com esse processo, então para de querer defendê-la... rs
Gaba
O problema não é registrar, e sim registrar patentes genéricas, mas eu já discuti isso aqui, não adianta falar novamente... se fosse bom entendedor, nem comentaria isso aí... Então só duas palavras pra você: Não viaja!
Exibir mais comentários