Ah, o iTunes… Um programa de jukebox que alguns amam e outros odeiam. Mas uma coisa é certa: clicar em um link que abre o iTunes sem saber que isso irá acontecer é sempre uma experiência irritante. Ou, se você não tivesse ainda o iTunes instalado, seria levado a uma página exigindo que o instalasse para ver para onde o link apontava. E além disso, navegar pela iTunes Store, por melhor que seja a loja, certamente seria uma experiência muito mais confortável se fosse via browser. Bom, agora parece que finalmente a Apple está corrigindo esses erros. Bem, pelo menos em parte…

Sem fazer muito reboliço, a Apple lançou em uma área do seu site o iTunes Preview. Através dele é possível ver as músicas disponíveis no iTunes a partir da familiar conveniência de seu navegador. Aparentemente até no Internet Explorer 6 funciona (pois é, fazer o quê né?).

Mas repare que eu disse “ver as músicas”, e não “ouvir”. Isso porque, através do iTunes Preview você pode ver todo o catálogo de músicas da iTunes Store, incluindo capas, informações e reviews de usuários… mas, ao contrário do que se pode fazer através do software dedicado, pelo browser não é possível ouvir aquele prático preview de 30 segundos de cada música. Isso, aliás, nos faz imaginar que talvez o nome do novo serviço não seja tão coerente assim…

Para acessar o iTunes Preview exitem duas maneiras. A primeira é clicar em um daqueles links que costumavam abrir o seu iTunes sem pedir licença. A outra maneira é através do iTunes Charts, no site da Apple. Uma vez lá, caso se deseje ouvir um trecho ou comprar a faixa, inevitavelmente o iTunes será aberto.

Cabe observar que, ao menos por enquanto, o iTunes Preview só funciona com as músicas vendidas, mas talvez no futuro a funcionalidade seja estendida para os filmes, seriados e quem sabe até mesmo à App Store. [MacWorld]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados