“Ainda que apreciemos todo o interesse em torno de nossos planos de longo prazo para o futuro, podemos confirmar que não haverá informações sobre novo hardware do Xbox durante a E3 ou em qualquer momento próximo.” Singelas palavras de um porta-voz da Microsoft que certamente joga um balde de água fria nos gamers sedentos por novidades.

A feira E3 se avizinha e com ela começam os rumores sobre novidades a caminho no mundo dos videogames. Foi lá que o Xbox 360 fez sua grande estreia depois de aparecer somente na MTV americana, porém sem todos os detalhamentos técnicos esperados. Portanto, faz sete anos que o console está na praça — tempo mais do que suficiente para que um novo Xbox tenha sido desenvolvido, creem alguns.

O que será que o tio Bill nos prepara?

Então o que esperar da Microsoft durante o evento desse ano? A companhia promete lançar jogos arrasa-quarteirão, entre eles o aguardado Halo 4 (preciso dizer que é a sequência de uma trilogia que faz sucesso e vende que nem água no mundo inteiro?).

O site Mashable especula ainda que o pessoal da MS deve trazer novidades acerca do Kinect, o acessório para Xbox que está tão antigo como o console em si. Ele está à venda desde novembro de 2010, o que significa que são só dois anos no mercado. E recentemente ganhou edição especial para computadores com Windows. Quer dizer que ainda há muito que inovar utilizando as possibilidades que o Kinect traz.

Jogador novato que sou, não consigo imaginar muitas novidades que os videogames da geração atual podem ganhar — excluindo melhorias no processamento de modo geral. Em acessórios, penso que a MS está bem na frente quando comparada com a Sony e a Nintendo.

Entretanto, sempre existe a possibilidade de as japonesas aparecerem na E3 com alguma forma de controlar o console só com o poder da mente. Tudo é possível.

Aguarde mais novidades durante a E3 2012. A feira acontece entre 05 e 07 de junho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Sinto falta do controle pela porta HDMI (HDMI Sync, Bravia Link, Philips share, whatever) e acho que só. Também comprei recen... cof cof agosto 2011... um Xbox 360 e já estava escolhendo o melhor rim para comprar o próximo Xbox. Obrigado, Microsoft.
Bestknighter
Somos dois meu amigo, sem falar que o meu foi comprado juntando sobras do salário de 6 meses!
Rennan Alves
Acho difícil apostar no 4K por enquanto. Primeiro porque os novos consoles precisariam de mais armazenamento (Muito³³³³³ mais armazenamento), uma vez que 1 segundo de vídeo em 4K já vão embora 2 GB de espaço. Segundo o custo, tanto para o console quanto para os desenvolvedores (texturas, imagens, vídeos, hardware, etc.). E todo esse custo acaba sendo jogado para o consumidor. Enfim, a resolução 4K é muito interessante, mas acho bem mais viável ela continuar no mundo cinematográfico por enquanto. Sempre quis assistir Distrito 9 nesta resolução (já que ele foi filmado assim).
Alexandre
Acho que faz mais sentido levar em conta que no pe que estamos, onde jogos estao migrando para gadgets moveis, esperar para ver o mercado vai ficar em 6 a 12 meses é a melhor opcao. Ha muitos anos, decadas, que o mercado de console nao via uma reviravolta tao grande. Antes, console brigava co consoles. Agora, tem que brigar com tablet, smart, pcs, suas proprias versoes moveis (ds, psp). Claro que soma-se ao fato de que nao houve saltos tao expressivos na computacao em si, mesmo porque comercialmente falando, a depender da velocidade que as geracoes se sucedem, a industria pode se dar mal. Pessoalmente, acho que o formato DVD para jogos é ultrapassado e a empresa que conseguir voltar para o antigo sistema de cartucho, seja como for (flash devices, slot, pen drive, etc) vai quebrar um paradigma da geracao atual. É horrivelmente gritante a diferença de velocidade em que se carrega um xbox rodando skyrim e um PC, a ponto de dar vontade de desistir do console...
Breno Caldeira
Exatamente isto que o mos_axz quis dizer... Se sair algo novo, certamente terá uma qualidade gráfica melhor, porém não digna de uma nova geração. Tipo, quem jogava SNES sentia uma enorme vontade de pagar o alto custo por um um N64 ou PS1, aquilo beirava a perfeição nos gráficos!!! *.* E cada centavo valia a pena... eram tantos polígonos a mais :] E o mesmo ocorreu do PS1 para o 2 e para o 3... Aí, se sair o 4 com uma significativa melhoria de qualidade, certamente não incentivará ninguém a migrar de plataforma e pagar os altos custos.
Pedro
Holografia é a nova geração o problema é que o beneficio seria absurdo, porém o custo ia ser de quebrar as pernas dos jogadores.. Estilo o filme "Gamer".
Scott
Acho que no máximo texturas em 2k simulado.
O que me faz apostar direto no 4K é o simples fato do novo iPad já possuir uma resolução maior que 2K. 2K = 2048x1152 novo iPad: 2048x1536 O iPad não tem toda a qualidade gráfica e efeitos visuais de um console, por motivos óbvios. Mas isso me impressiona. Se os engenheiros já conseguiram esse feito com um chip de alguns milímetros quadrados, fico imaginando o que deve existir nos laboratórios da NVIDIA e da AMD. E o último Xbox saiu com configurações bem acima dos PCs da época. Se eu não estiver enganado, em 2005 ele foi lançado com um processador com 3 núcleos, coisa que só foi aparecer nos PCs lá por 2007.
Tio Z
Eu não chamaria de irrisório não. Se você comparar por exemplo um mesmo jogo em DX9 com o mesmo em DX10 ou melhor ainda no DX11, você vai ter uma experiência totalmente diferente. Veja Metro 2033 ou Shogun 2 por exemplo. Eu lembro quando troquei da minha 8600GT (DX9) para a 4870 (DX10) e agora para a 6950 (DX11). Coisas como luz e sombra e principalmente fumaça ficam absurdamente mais realistas e dão uma imersão nova no jogo. Lógico, tambem concordo com o colega Scott ai abaixo e acho que um suporte nativo a resoluções maiores tambem seria primordial nesses novos consoles...porem tudo acaba voltando ao preço. Se lançar um console que suporte até resoluções de 4096x3112 ou 4096x1714 com certeza o GPU vai ser caro. E para não dar gargalo, vai ter que ter um CPU que aguente o tranco tambem. E vai ter que ter memória para tudo isso, principalmente VRAM para armazenar texturas desse calibre. Logo....fica caro demais. Acho que no máximo texturas em 2k simulado.
Jack
Uma coisa é certa, os jogos serão todos em cartão tipo do VITA, vão acabar com a pirataria, informação vazada.
Gabriel Araujo
Acabou minhas esperanças... O Windows 8 Metro UI é baseada no DirectX 11, enquanto o Xbox 360 e o XNA são baseado no DirectX 9, o que gera algumas incompatibilidades para os desenvolvedores... ... esperava uma atualização esse ano =/
Scott
Com certeza. Além disso, temos que considerar que a Microsoft tem conseguido agregar bastante coisas ao Xbox, tanto através de acessórios (como o Kinect) quanto através de serviços (Xbox Live). A Sony segue pelo mesmo caminho, agregando hardware (PS Vita) e fazendo melhorias na sua rede se serviços. Eu acho que os consoles atuais ainda tem fôlego pra aguentar muitos meses. E isso dá tempo pra dar um salto maior nas tecnologias para consoles (tipo suportar resolução 4K, pra garantir uma sobrevida até 2020, por exemplo).
@diogobenica
Que bom! Comprei o meu Xbox em Janeiro e não quero ficar desatualizado tão rápido kkk
@mos_axz
Isso sem falar que o melhoramento de Gráfico provavelmente será irrisório. O que dá pra melhorar? uma texturinha aqui, um 3dzinho ali e só. Acho que eles não tem nenhuma grande tecnologia pra colocar no mercado agora não...
Agamenon
Na terceira geração de consoles vejo caracteristicas diferentes, ao fazer uma comparação entre os acessorios fica um pouco complicado, visto que quem utilizou o kinect e o psmove acha o kinect mais divertido porem o move mais preciso na capitura dos movimentos. Agora em Materia de diversão nada como um Wii, 4 wii remotes com nunchuk e mario party 9. rsrsrsrsrsrs
Leandro Alonso
O que começo a crer é que ambas MS e Sony estão adiando o anúncio de seus novos consoles o máximo que pode. Console novo na praça é novidade pros fãs mas é dor de cabeça pra empresa. A Sony, por exemplo, passou meses e meses no prejuízo a cada venda de um PS3. Não obstante, um dos manda-chuvas da Naughty Dog (produtora de jogos da Sony) disse que se "adaptar" e "entender" o PS3 foi uma verdadeira dor de cabeça, um pesadelo. É uma teoria a ser levada em conta.