Firefox terá atualizações automáticas silenciosas

Atualizações não dependerão mais dos usuários a partir do Firefox 13.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias

Com o rápido ciclo de desenvolvimento adotado desde o Mozilla Firefox 4.0, o navegador passou a ganhar novas versões a cada seis semanas. É um modelo semelhante ao utilizado no Google Chrome — o número muda e você nem percebe. A diferença é que no navegador do panda-vermelho a atualização (ainda) não é silenciosa.

Atualmente o download da nova versão é realizada em background e a instalação é feita quando o browser é iniciado, muitas vezes mostrando barras de progresso e mensagens do UAC, no caso do Windows Vista e 7. A partir da versão 13.0, todo o processo deverá ser automático e invisível para o usuário, o que deve aumentar a quantidade de pessoas rodando a última versão do navegador (desenvolvedores web curtiram isso).

Tudo automático e invisível nas próximas versões do Firefox

De acordo com o blog de desenvolvedores da Mozilla, o processo de abertura e fechamento do Firefox não será afetado por uma atualização, o que significa que você não precisará ficar esperando alguns segundinhos intermináveis enquanto os arquivos são alterados; tudo será feito enquanto o navegador está sendo executado.

No estudo de caso, eles citam a triste história de um usuário que foi checar seu Facebook antes de sair para o trabalho e, em vez do site, viu a tela de atualização do navegador. Após perceber que o processo acontecia com frequência, o usuário decidiu “odiar o Firefox e migrar para o Internet Explorer”. A mesma página também informa que o recurso está “em risco”. Para que ele realmente seja implementado, será necessário resolver algumas questões: a performance do Firefox não pode ser afetada durante a atualização e o encerramento do navegador não pode ficar mais lento. Difícil, hein?

Outras novidades muito bem-vindas devem aparecer ainda em 2012, como o novo tema padrão Australis e a melhoria no tempo de inicialização do navegador.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados