Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Firefox terá atualizações automáticas silenciosas

Firefox terá atualizações automáticas silenciosas

Atualizações não dependerão mais dos usuários a partir do Firefox 13.

Paulo Higa Por

Com o rápido ciclo de desenvolvimento adotado desde o Mozilla Firefox 4.0, o navegador passou a ganhar novas versões a cada seis semanas. É um modelo semelhante ao utilizado no Google Chrome — o número muda e você nem percebe. A diferença é que no navegador do panda-vermelho a atualização (ainda) não é silenciosa.

Atualmente o download da nova versão é realizada em background e a instalação é feita quando o browser é iniciado, muitas vezes mostrando barras de progresso e mensagens do UAC, no caso do Windows Vista e 7. A partir da versão 13.0, todo o processo deverá ser automático e invisível para o usuário, o que deve aumentar a quantidade de pessoas rodando a última versão do navegador (desenvolvedores web curtiram isso).

Tudo automático e invisível nas próximas versões do Firefox

De acordo com o blog de desenvolvedores da Mozilla, o processo de abertura e fechamento do Firefox não será afetado por uma atualização, o que significa que você não precisará ficar esperando alguns segundinhos intermináveis enquanto os arquivos são alterados; tudo será feito enquanto o navegador está sendo executado.

No estudo de caso, eles citam a triste história de um usuário que foi checar seu Facebook antes de sair para o trabalho e, em vez do site, viu a tela de atualização do navegador. Após perceber que o processo acontecia com frequência, o usuário decidiu “odiar o Firefox e migrar para o Internet Explorer”. A mesma página também informa que o recurso está “em risco”. Para que ele realmente seja implementado, será necessário resolver algumas questões: a performance do Firefox não pode ser afetada durante a atualização e o encerramento do navegador não pode ficar mais lento. Difícil, hein?

Outras novidades muito bem-vindas devem aparecer ainda em 2012, como o novo tema padrão Australis e a melhoria no tempo de inicialização do navegador.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor
Acho que mesmo assim ele vai instalar atualizações pequenas... Para resolver isto tem ir nas configurações como você disse e não pode deixar instalar o Mozilla Maintenance Service.
Vitor
Os desenvolvedores tem criar extensões que não reiniciam o Firefox...
Fer
Ele instala ALGUMAS POUCAS, MUITO, MUITO, MUITO POUCAS extensões sem reiniciar!
@Ronyan_
eu prefiro o nightly. :3
Yangm
Eu te digo o que penso do Windows baseado em toda minha experiência de uso com ele: Sistema Operacional Remendado Monopolista.
Yangm
Also, quando android copia é quebra de patentes, quando a Apple copia é apenas um detalhe de interface. Legal.
Yangm
Isso foi sarcástico? 16/03/2012 às 11h21 | Usando: Google Chrome
Yangm
É o velho toma lá da cá... Um ciclo vicioso de defesa do seu pokemon favorito.
Gabriel
Pois é, mas as coisas podem mudar. Se é para ficar vivendo de passado, não quero nem saber o que você pensa do Windows se já teve de usar o Windows 98.
Gabriel
O problema são as críticas sobre "inovação" mesmo, não estou defendendo o Firefox como o melhor navegador. Acho o Chrome mais rápido e ágil mas, ironicamente, utilizo o Firefox porque no meu uso durante o trabalho ele consome menos memória. Tendo apenas 1GB e internet sendo secundário, optei por usar o Firefox mesmo. Em relação a design, nunca entendi porque criticam o Firefox copiar o Chrome, quando ele é muito mais parecido com o Opera. Voltando ao ponto, ficar enumerando as novidade de cada navegador em relação a outro é uma análise bem tosca de quão revolucionários foram os produtos de cada empresa. Similar a usuário de Android criticar que a Apple copiou a barra de notificações do iOS. O Android nem existiria da forma como é hoje se não fosse o iOS e o pessoal vem brigar por um detalhe de interface.
Yangm
Isso não muda o fato de ele já ter sido devorador de RAM. E o que o Chrome consome ele sabe administrar, me lembro bem da experiência de usar firefox com 512MB de RAM vs. Chrome.
Guilherme Macedo C.
Firefox não é devorar de memória. Ele até consome menos que o Chrome. Esse mito já era pra ter acabado.
Guilherme Macedo C.
Atualização vai ser como outra qualquer. Não vai mudar contrato, não vai adicionar coisas obscuras. Vai ser como as atualizações que já ocorrem.
Yangm
Espero que os erros gramaticais tenham sido de propósito...
Yangm
Ui, ele disse que nós cuspimos no prato que já comemos. O firefox depois de tanta revolução virou um gordinho devorador de memória RAM, ai veio o Chrome e revolucionou tudo de novo e neguinho fica de mimimi. Falar que copiou as atualizações automáticas é ridículo, mas reclamar das reclamações (!) sobre cópia do visual também é. Safari e Opera conseguem ser minimalistas sem copiar o Chrome, por quê com o Firefox teria que ser diferente? Ou melhor dizendo, igual?
Exibir mais comentários