A Microsoft Research, divisão de pesquisa da gigante dos softwares, mostrou um novo sistema de tradução capaz de converter falas para outros idiomas, e, melhor ainda, que usa a própria voz do usuário ao entregar os resultados. De acordo com a MS, o programa preserva “o sotaque, timbre e entonação” para fazer traduções para 26 idiomas.

Ainda um protótipo, a novidade foi apresentanda durante a MS Research Tech Fest 2012, que aconteceu na semana passada. O programa foi desenvolvido nos laboratórios da companhia em Pequim, na China, e mostrado pelo chefe de pesquisa Rick Rashid e pelo engenheiro Frank Soong.

Assista abaixo ao vídeo (em Silverlight):

“Fazemos o reconhecimento da voz, a tradução e entregamos resultados em fala, usando a própria voz do usuário”, explica Soong. Uma vez no mundo real, a invenção pode ser instalada em smartphones para fazer traduções simultâneas de conversas telefônicas ou ser um assistente para turistas desavisados e estudantes.

Para ser usado, é necessário que cada pessoa faça um “treinamento” de cerca de uma hora de duração, que permite que o programa construa um modelo de voz que será usado nas traduções. Este processo permite que o programa capte todas nuances e detalhes da voz. Apesar da anunciada compatibilidade com 26 línguas, apenas as versões em inglês, espanhol e chinês foram apresentadas até o momento.

Aos interessados, ainda não existe uma data para que o novo tradudor chegue ao mercado.

Com informações Microsoft, Slashgear

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Horário me faz pensar em horários durante o dia. Então resolvir usar "tempos", por não lembrar de um termo pra me expressar. =/
Yangm
Moça do Google Tradutor, o problema não é você...
Gaba
Horário?
Gaba
MS deveria oferecer esse sistema pra Apple, rsrsrs...
@LBKatan
Ideia muito boa. Acho que ajuda até a aprender outras línguas. Eu passaria horas brincando com o sistema. =D Essa é a MS inovando do jeito que o povo gosta. =P Pra quem quiser, as demonstrações dessa funcionalidade estão por volta dos seguintes "tempos": 15:30, 17:30 e 19:30. =)
Marcelo
a Siri pira na inveja.
@davividal
Estamos mais próximos de um Peixe-Babel, mas sem o apelo emocional. :(