Direto do SXSW em Austin, Texas (EUA) — Car2Go é um novo conceito de compartilhamento de carros que me chamou bastante atenção em ver por todo canto os pequenos carros misturando branco e azul pela cidade. A empresa promete oferecer uma solução barata e ecológica no lugar de ter um carro.

O cliente da Car2Go paga taxa de registro de US$ 35 para receber pelos correios um cartão de membro com o qual ele pode pegar qualquer carro da empresa parado em diversos pontos espalhados pela cidade. Para abrir o carro e dar a partida ele apenas conecta o cartão.

Carro em funcionamento, o cliente paga por minuto em que utiliza o veículo. A cobrança sai direto do cartão de crédito. E, após aproximadamente 40 minutos, a cobrança vale pela hora inteira de uso e inclui algum desconto. A mesma prática vale para o dia inteiro, considerado a partir da quinta hora de uso.

Outra opção é reservar o carro em algum dos pontos, o que é bem conveniente para quem tem algum compromisso e não pode ficar esperando alguém devolver um veículo. No horário agendado, um funcionário da Car2Go vai até o local entrega-lo. A empresa garante que todos os pontos vão estar sempre preenchidos com pelo menos um veículo a todo momento. Diz também que a espera não é muito grande quando há maior demanda.

A frota da Car2Go é composta por mais de 300 Smart ForTwo só na cidade de Austin, tendo uma parte da frota composta de veículos elétricos. Além de Austin, a empresa opera em mais 11 cidades nos Estados Unidos e Europa.

Infelizmente, não consegui testar o serviço por não ter uma carteira de motorista americana. Mas com certeza seria uma ideia bacana pra se adotar em mais cidades grandes e com problemas de trânsito. Quem sabe em São Paulo? Mesmo que não tenham carros anfíbios logo de cara.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ricardo
Excelente ideia. Melhor ainda se aliada ao aluguel de bicicletas, similar ao existente em Londres.
@Toninhosantanah
65 por dia / Ptz E se eu quebrar o carro? E se algum assaltante estiver fugindo e pegar o carro de repente? Questões a serem esclarecidas
Antonio Lima
Em São Paulo existe a ZAZCAR. A diferença é que o pagamento para usar o carro é por hora, ao invés de minuto!
@AntonioVeras
Poderia ter adicionado isto ao texto.
@AntonioVeras
Eu acho que não precisa ter carteira de motorista americana para dirigir por lá.
Yangm
É que as garagens do Bully são na verdade uma garagem, e quando você compra uma lambretinha, ela sempre vai estar em qualquer garagem.
Gus Fune
Isso é verdade, tanto que consegui fazer test-drive em um Camaro só com a carteira brasileira. Mas pra ter uma assinatura do Car2Go só aceitam carteira americana por enquanto.
@LBKatan
Achei uma ideia bem legal. Aqui no RJ temos o programa BikeRio, que tem mais ou menos o mesmo conceito, mas com bicicletas. O problema das bicicletas é que a distância percorrida não pode ser tão grande porque, ou você não aguenta, ou não chega no horário, ou não consegue devolver a bicicleta, pois a área de abrangência ainda é bem pequena, mais pros lados da Zona Sul. Nas cidades do Brasil, isso poderia ser implementado, em alguns lugares, fora da hora do rush. Dá pra entender, por algumas fotos do site da car2go, que Austin é um lugar bem calmo, bem diferente das cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Eles até têm o sistema em Washington, mesmo assim, não é tão sofrido quanto aqui. No Brasil, a solução para os problemas de transito é o transporte público, que deve receber investimentos, e fiscalização, com urgência. Depois, quando estiver melhor, dá pra pensar em colocar algo assim. =)
@LBKatan
Mas não disseram que não tem nesse aí. Sei lá, só acho que o Brasil não é o único lugar no mundo onde as pessoas pensam em roubar carros. A diferença é que aqui é bem mais fácil. =)
Lucas
GTA.
Gaba
É verdade, além do mais, acho que nós brasileiros não saberíamos como usar um serviço destes, e o carro ficaria todo destruído em pouco tempo, sem contar com roubos...
Turdin
Imagina, pegou engarrafamento.... FUUUUUU
Eduardo T.
Depende de onde você aluga. Em Austin onde foi feita a matéria: US 0.35 por minuto US 12.99 por hora US 65.99 por dia US 0.45 por milha extra além de 150 milhas Como tudo por lá, ao preço, adicione os impostos.
@lucgiovanny
Não precisa ter carteira de motorista americana pra dirigir nos EUA, a brasileira mesmo + passaporte já é suficiente. Pelo menos na Flórida...
Outro Leitor
Tá ai uma idéia inteligente. Pena que para se fazer algo do tipo no Brasil se precisaria de seguro e GPS em todos os carros...
Exibir mais comentários