Arquivos Aplicativos e Software

Testes apontam que Windows 7 consome mais bateria que XP em netbooks

Juarez Lencioni Maccarini
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

lemmon_battery_labels_winXPAntes da notícia em si, permitam-me uma breve divagação sobre o motivo da importância do Windows 7 em netbooks. Aqueles que dispensarem essas considerações, sintam-se à vontade para pular os próximos dois parágrafos.

Um dos pontos vitais que exigia o lançamento do Windows 7 como um sistema mais leve (entenda-se, consumindo menos recursos) que o Vista era o crescente mercado de netbooks, os mini-notebooks de tela pequena e configurações humildes que tem por principal função serem super-portáteis para acessar a internet em qualquer lugar. Baratos e práticos, eles formam um dos segmentos que mais cresceu nos últimos tempos, mas viam-se resignados a utilizar o velhinho-que-ainda-dá-no-couro Windows XP ou o não-tão-amado-pelos-leigos-mas-cada-vez-mais-popular Linux.

Nenhuma das alternativas deixava os executivos da Microsoft felizes. Podem estar certos que, em alguma folha de flip-chart em Redmond, numa das primeiras reuniões para definir como seria o sucessor do Vista, leu-se em letras garrafais “MUST RUN ON NETBOOKS!” (“Precisa rodar em netbooks“, em bom português.)

E assim foi feito, e o Windows 7 fez sua primeira aparição pública no ano passado rodando em um netbook da Lenovo. Missão cumprida, mas hoje parece que nem tudo saiu tão bem assim. Segundo testes realizados pelo Laptop Mag, Liliputing e jkOnTheRun, o Windows 7 tem, em média 47 minutos de bateria a menos que seu antecessor do ano de 2001. Confira a tabela completa:

NetbookWin XPWin 7Diferença
Toshiba mini NB2059:248:5133min
ASUS Eee PC 1008HA5:404:4357min
HP Mini 3115:434:5251min

Para o Toshiba e suas 9h de bateria a diferença pode não ser tão significativa, mas nos demais modelos uma hora a menos de bateria talvez seja um déficit que os proprietários não queiram aturar. Assim, mesmo com o Windows 7, talvez os netbooks garantam uma sobrevida maior que a esperada ao XP. Ou talvez seja só esperar pelo SP1.

Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini, é estudante de Eng. de Computação e apaixonado por tecnologia desde que tinha "aulas de informática" em um computador com tela preta e verde. Siga no Twitter!

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque