lemmon_battery_labels_winXP

Antes da notícia em si, permitam-me uma breve divagação sobre o motivo da importância do Windows 7 em netbooks. Aqueles que dispensarem essas considerações, sintam-se à vontade para pular os próximos dois parágrafos.

Um dos pontos vitais que exigia o lançamento do Windows 7 como um sistema mais leve (entenda-se, consumindo menos recursos) que o Vista era o crescente mercado de netbooks, os mini-notebooks de tela pequena e configurações humildes que tem por principal função serem super-portáteis para acessar a internet em qualquer lugar. Baratos e práticos, eles formam um dos segmentos que mais cresceu nos últimos tempos, mas viam-se resignados a utilizar o velhinho-que-ainda-dá-no-couro Windows XP ou o não-tão-amado-pelos-leigos-mas-cada-vez-mais-popular Linux.

Nenhuma das alternativas deixava os executivos da Microsoft felizes. Podem estar certos que, em alguma folha de flip-chart em Redmond, numa das primeiras reuniões para definir como seria o sucessor do Vista, leu-se em letras garrafais “MUST RUN ON NETBOOKS!” (“Precisa rodar em netbooks“, em bom português.)

E assim foi feito, e o Windows 7 fez sua primeira aparição pública no ano passado rodando em um netbook da Lenovo. Missão cumprida, mas hoje parece que nem tudo saiu tão bem assim. Segundo testes realizados pelo Laptop Mag, Liliputing e jkOnTheRun, o Windows 7 tem, em média 47 minutos de bateria a menos que seu antecessor do ano de 2001. Confira a tabela completa:

Netbook Win XP Win 7 Diferença
Toshiba mini NB205 9:24 8:51 33min
ASUS Eee PC 1008HA 5:40 4:43 57min
HP Mini 311 5:43 4:52 51min

Para o Toshiba e suas 9h de bateria a diferença pode não ser tão significativa, mas nos demais modelos uma hora a menos de bateria talvez seja um déficit que os proprietários não queiram aturar. Assim, mesmo com o Windows 7, talvez os netbooks garantam uma sobrevida maior que a esperada ao XP. Ou talvez seja só esperar pelo SP1.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados