Agora há pouco pintou a atualização para o iOS 5.1 no meu ultrapassado iPad 2. Antes de autorizar dos pouco mais de 206 MB eu dei uma lida básica nas modificações previstas no software (algumas delas anunciadas hoje durante o evento que nos apresentou o novo iPad) e pude perceber uma grande novidade que a companhia se furtou de comunicar publicamente durante a grande festa para o tablet renovado.

Veja só: agora é possível escolher as fotos presentes no Photo Stream e apaga-las diretamente do dispositivo móvel!

Até que enfim

É difícil crer que demorou tanto tempo para a Apple percebeu que os usuários precisariam de um recurso simples para apagar as fotos que a companhia manda para a sua nuvem chamada de iCloud. Beleza, pode fazer o backup automático de todas as imagens feitas em um iPhone, iPad ou iPod Touch.

O funcionamento do Photo Stream em tese é muito interessante e inteligente (para quem usa todos os produtos da Apple). Ele pega as imagens feitas em qualquer iDispositivo e as replica nos demais, de modo que o seu acervo fotográfico esteja sempre atualizado. Há regras que preveem que as fotos fiquem armazenadas ali por 30 dias e depois desapareçam caso o usuário não a mova para um álbum propriamente dito (uma fora de forçar a organização).

Pelo menos no meu uso do iCloud havia muitas imagens que eu não queria na nuvem porque uso rapidamente para escrever um artigo no Tecnoblog ou subir para o Twitpic (sim, uso a câmera do iPad para isso quando necessário — pode me julgar) e depois já não tem mais uso. Antes eu precisava esperar o tempo de vida da imagem na nuvem chegar para tê-la removida do meu dispositivo. Algo tão incômodo que eu desativei o iCloud no meu iDispositivo.

Um detalhe tão bobo que a Apple deixou passar. Pois agora você tem pelo menos um motivo para fazer o update para o iOS 5.1.

Nota anti-hater: pode ser que alguns leitores achem essa detalhe desimportante na atualização do iOS. Conforme o artigo aponta, estou explanando a minha experiência de uso do Photo Stream. Não é uma regra. Não precisa me criticar por isso. O ponto principal é que, para parcela de usuários do serviço poderia ser incômodo. Não mais.

Atualizado em 08/03/2012 às 17h26.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pry
Gente podem explicar em detalhes..? nao consigo tirar as fotos e nao consigo criar uma conta no iCloud eu comprei o tablet usado, e nao consigo tirar nem uma foto de um album... Por favor me ajudem.. :D
@LBKatan
Não entendi a quem ou a que seu comentário foi direcionado. E as opções de apagar individualmente e de apagar direto do aparelho já deveriam existir, não? Eu não entendi muito bem como fizeram um sitema falando "toma, aqui tem uma pasta para você colocar suas fotos, mas você não pode apagá-las, a não ser que apague tudo".
@LBKatan
Tem certeza que você não esqueceu de clicar em "Click here to cancel reply"?
@LBKatan
Sabe quando você é preso por nada e depois é solto? Sabe aquela sensação de liberdade? É isso que a Apple tá dando aos seus consumidores. =D
@LBKatan
E acho que a maior feature é a de poder apagar o que você quiser. Isso é a Apple revolucionando o mundo, dando liberdade aos seus usuários. =P
Fer
legal, eu comentei normalmente e veio parar aqui. Ai como EU AMO ESSE BUGS! ¬¬
Fer
"É difícil crer que demorou tanto tempo para a Apple percebeu que os usuários precisariam de um recurso simples para apagar as fotos que a companhia manda para a sua nuvem chamada de iCloud. Beleza, pode fazer o backup automático de todas as imagens feitas em um iPhone, iPad ou iPod Touch. Vale lembrar, porém, que essas imagens ocupam espaço lá nos servidores da empresa e que é direito do usuário zelar para não chegar no limite (nem ser forçado a pagar a mais para ter mais espaço)." O Photo Stream não ocupa espaço do iCloud Account!
Vitor
O que falta é apenas pesquisar um pouco mais.. A Apple disponibilizou essa função de apagar desde que lançou ao publico o iCloud.. O que acontecia e que no site podemos apenas apagar todo o banco de dados e agora podemos apagar individualmente cada foto direto do dispositivo. Também e possível baixar os aplicativos para Mac ou pc que levam essa função para ambos dando a opção de também contatos, calendário e etc.... Basta entrar no site da Apple e pesquisar nas páginas do iCloud onde ensina configurar....
Vitor
O photo stream é ótimo e da conta do recado.. Uma dica... Entra no site da Apple e lá baixe um programa, que tem tanto para Windows quanto para Mac que Tbem levará suas fotos para o pc/Mac. Quando ligar o computador elas estarão lá!! Tbem se quiser contatos, calendários e etc...
Vitor
Entra com sua id no iCloud.com, onde diz seu nome no canto direito superior clica e vai aparecer a opção de apagar as fotos do iCloud. Essa função esta disponível desde que o serviço foi disponibilizado ao público!!
juliane
ola pessoal, acabei de atualizar meu ipad... mas nao consigo deletar as fotos que estao nele... ja li diversos tutoriais, ja tentei pelo icloud nao deu certo.... quando clico em fotos e naquela flexinha no canto direito a opcao APAGAR que esta em vermelho nao da pra clicar sobre ela.... sera que alguem consegue me ajudar por favor... ahh e tb tem albuns em branco que tb nao consigo deletar!!! restaurando o ipad as fotos sao excluidas, assim como os aplicativos tb?? ficando somente os originais???
jorge
Tenho um Iphone 3GS e fui atualizar o IOS de 5.0.1 para o 5.1 e meu telefone morreu!!!!Ele nåo para de ligar e desligar sozinho. Alguem sabe algo sobre esse bug estranho?
Forbidden_404
Claro que ter isso integrado com o sistema operacional é melhor, mas não acho que custe nada instalar a dropbox e tal, até por que quem realmente queira isso, uma hora ou outra vai achar.
Forbidden_404
Meu DropBox upa automaticamente as fotos que eu tiro com o celular, e se pensar que a pasta é compartilhada com todos, qlqr aparelho meu que eu tenha o DropBox, eu vou ter os arquivos disponiveis.
Bruno
Exatamente! Todos as soluções para evitar toques no botão são bem-vindas. Vida longa para você botão Home!
Exibir mais comentários