Arquivos Curiosidades

Dilma promete fibra em metade do Brasil e Schmidt prevê fim das barreiras nacionais durante a CeBIT

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O ex-presidente e atual chairman do Google, Erich Schmidt, afirmou na segunda-feira (05/03) que em breve a internet irá “dissolver as barreiras nacionais”. A fala aconteceu durante o discurso de abertura do executivo na feira de tecnologia CeBIT, na Alemanha.

“Sempre acreditei que a internet é mais que uma rede de computadores. É uma rede de mentes que envolve uma consciência global. A rede nos une em um sentimento de ação. Lealdade não serve apenas para nações, mas também para amigos e interesses”, disse o executivo em seu discurso, que tinha na plateia autoridades como a chancele Angela Merkel e a presidente Dilma Rousseff. “É algo maravilhoso para se pensar”, completou.

“A tecnologia não produz milagres, mas a conectividade, por menor que seja, muda vidas. Ideologias serão mais difíceis de vender ao público”, comentou. Em seguida, colocou o dedo na ferida ao lembrar da censura da internet na China e lembrou da importância da rede nos protestos que aconteceram pelo mundo no ano passado: “Em tempos de dor e sofrimento, será impossível ignorar as imagens que serão divulgadas. Será muito mais fácil que comunidades oprimidas de mobilizem contra governantes autoritários”, encerrou.

Já em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff preferiu se focar no crescimento econômico do país nos últimos tempos e os reflexos disso na inclusão digital. “Em 2011 o Brasil se tornou o terceiro maior mercado de computadores no mundo e o quinto maior para telefones celulares. (…) 61 milhões de brasileiros têm acesso à internet e os acessos à rede móvel chegaram a 41 milhões”, disse a presidente, que prometeu que conexões por fibra ótica deverão estar disponíveis para “metade da população”.

Com informações da CNET News

João Brunelli Moreno

É jornalista, publicitário e usa a internet desde mil-novecentos-e-monitor-de-fósforo-verde. Não está certo se gosta de gadgets por eles serem poderosas ferramentas de comunicação que têm papel fundamental na difusão de conhecimento ou porque eles têm luzinhas brilhantes que piscam toda hora.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque