O ex-presidente e atual chairman do Google, Erich Schmidt, afirmou na segunda-feira (05/03) que em breve a internet irá “dissolver as barreiras nacionais”. A fala aconteceu durante o discurso de abertura do executivo na feira de tecnologia CeBIT, na Alemanha.

“Sempre acreditei que a internet é mais que uma rede de computadores. É uma rede de mentes que envolve uma consciência global. A rede nos une em um sentimento de ação. Lealdade não serve apenas para nações, mas também para amigos e interesses”, disse o executivo em seu discurso, que tinha na plateia autoridades como a chancele Angela Merkel e a presidente Dilma Rousseff. “É algo maravilhoso para se pensar”, completou.

“A tecnologia não produz milagres, mas a conectividade, por menor que seja, muda vidas. Ideologias serão mais difíceis de vender ao público”, comentou. Em seguida, colocou o dedo na ferida ao lembrar da censura da internet na China e lembrou da importância da rede nos protestos que aconteceram pelo mundo no ano passado: “Em tempos de dor e sofrimento, será impossível ignorar as imagens que serão divulgadas. Será muito mais fácil que comunidades oprimidas de mobilizem contra governantes autoritários”, encerrou.

Já em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff preferiu se focar no crescimento econômico do país nos últimos tempos e os reflexos disso na inclusão digital. “Em 2011 o Brasil se tornou o terceiro maior mercado de computadores no mundo e o quinto maior para telefones celulares. (…) 61 milhões de brasileiros têm acesso à internet e os acessos à rede móvel chegaram a 41 milhões”, disse a presidente, que prometeu que conexões por fibra ótica deverão estar disponíveis para “metade da população”.

Com informações da CNET News

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados