Intel GPA coloca o desempenho do seu computador à prova

Desabilite o pixel shading com apenas um clique usando o aplicativo ainda em teste

Gus Fune
Por
• Atualizado há 1 semana

Direto da GDC, São Francisco (EUA) — Aproveitando o início da Game Developers Conference, a Intel lançou a nova versão de seu kit de ferramentas de análise de performance chamado de Intel Graphics Performance Analyzers (GPA). Eu aproveitei pra conferir de perto.

O kit conta com algumas ferramentas que desenvolvedores podem ver em tempo real cada detalhe do consumo de recursos no processamento gráfico em 3D. A interface é bem intuitiva, simples e permite que o usuário apenas arraste e solte pra ver um novo indicador ou trocar por outro.

GPA Sample

Uma coisa que me impressionou foi a possibilidade de fazer ajustes direto pela ferramenta e ver instantaneamente o resultado. Com alguns cliques dá pra desligar todas as texturas, transformar toda a tela em wireframes ou desabilitar pixel shading. Na hora, aparece um indicador indicando quanto de melhora foi feita.

Outro ponto que me impressionou foi a possibilidade de fazer ajustes em variáveis usadas pelo DirectX, ou nos shaders e visualizar a mudança na hora.

A grande novidade para esse ano foi a demonstração da ferramenta especial no Android. Por enquanto em fase de testes, em breve desenvolvedores vão ter todo o kit para ajustes e melhorias na produção de games em 3D. A versão de testes só roda em aparelhos com chip Atom fabricados pela própria Intel.

Ainda não há previsão de lançamento e não sabemos se vai funcionar em outras arquiteturas, o que é um problema, já que a maioria dos aparelhos hoje com Android vem com chip ARM.

Vale ressaltar que o kit de desenvolvimento da Apple já conta com ferramentas parecidas pra quem desenvolve para Mac ou iOS — vem tudo no pacote do XCode.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gus Fune

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Relacionados