bada logotipo Já temos alguns sistemas operacionais para dispositivos móveis bastante consolidados no mercado: iPhone OS, Android, BlackBerry OS, WebOS, Symbian, Windows Mobile. Mesmo assim, a Samsung acredita que ainda há espaço para mais um: o bada. O novo sistema operacional da empresa, anunciado na terça-feira (10) será uma plataforma aberta com o lançamento agendado para dezembro.

O nome bada significa oceano em coreano e foi escolhido para expressar a “variedade sem limites de aplicações potenciais que podem ser criadas usando a nova plataforma. Também faz alusão ao comprometimento da Samsung com a variedade de plataformas abertas na indústria móvel.”

O sistema promete ser simples e amigável para desenvolvedores — particularmente na área de aplicações usando serviços web — e apresentar uma inovadora interface de usuário que pode ser transferida para designs sofisticados e atrativos em seus programas. Uma fácil integração com as operadoras também foi prometida, permitindo que elas ofereçam serviços diferenciados aos seus clientes.

Dr. Hosoo Lee, vice-presidente de soluções de mídia da Samsung, disse:

“Abrindo as plataformas móveis da Samsung poderemos trazer experiências móveis de grande riqueza a um número cada vez maior de smartphones. A nova plataforma bada será um ícone e um marco que trará oportunidade sem precedentes para operadoras, desenvolvedores e usuários de celulares Samsung ao redor do mundo.”

A empresa fará um evento de lançamento oficial para o bada em Londres no último mês do ano, quando também apresentará aos desenvolvedores o kit de desenvolvimento de software (SDK).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bruno_gall
Tomare que pegue no Corby ^^