Início / Arquivos / Celular /

Android também permite que aplicativos acessem fotos sem permissão

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Uma pequena – e possivelmente preocupante – falha no iOS foi descoberta e demonstrada recentemente: ela pode fazer com que aplicativos de terceiros acessem e enviem fotos e vídeos a servidores remotos. Isso provavelmente provocou uma leva de fãs da plataforma Android a apontarem o dedo dizendo “RÁ!” para usuários do sistema móvel concorrente. Eles podem ter que abaixar um pouco a bola hoje, depois que foi descoberto que o Android tem o mesmo problema.

Permissões: são muitas.

Segundo o site 9to5google, que entrou em contato com um porta-voz do Google, esse trata-se de um dos casos em que não é um bug, é uma funcionalidade. O porta-voz da empresa disse que “nós originalmente desenhamos o sistema de fotos do Android de forma similar a outras plataformas, como o Windows e Mac OS”, armazenando imagens em um cartão SD. Ele diz que isso facilita o transporte de imagens do computador para o celular e vice-versa. Agora que o armazenamento passou a ser em memórias internas, essa atitude pode ser reconsiderada e, no futuro, o Android pode ganhar uma nova permissão especificamente para aplicativos acessarem as fotos.

O Google ainda justificou esse problema dizendo que, se cada novo pedido de permissão fosse enviado para o usuário, teríamos um futuro em que um aplicativo do Facebook demoraria 10 minutos para ser aberto.

Creio que as plataformas móveis atuais, por natureza, são diferentes dos computadores. Não podemos importar todos os paradigmas de uma para outra, e esse do acesso aos arquivos é um deles. E também sei que é possível regular uma chamada de permissão sem ser intrusivo demais. Então basta um pouco de bom senso do Google e da Apple em perceber isso.